banner livro

Piloto pousa em pista errada em aeroporto de Atlanta

ATLANTA – Cerca de 200 pessoas, entre passageiros e tripulação, escaparam de um grande risco quando o Boeing da Delta Airlines em que viajavam pousou em uma pista secundária do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos. Segundo a Agência de Aviação Federal (FAA), o voo 60 da companhia aérea, vindo do Rio de Janeiro, teve sorte de não encontrar nenhum avião na pista de táxi aéreo do aeroporto Hartsfield, o maior em número de passageiros do mundo.

Ainda segundo a autoridade americana, o Boeing 767 pousou cerca de uma hora antes do amanhecer da última segunda-feira. A visibilidade era boa no momento da aterrissagem, mas os pilotos talvez estivessem sob pressão para pousar rápido, pois não notificaram aos controladores de voo que havia uma emergência médica a bordo. Os oficiais do aeroporto não registraram nenhuma anormalidade, informou o jornal The Times.

Pequenas aeronaves – muitas vezes pilotadas por não-profissionais – ocasionalmente se enganam de pista ao pousar em grandes aeroportos. Esse tipo de engano aconteceu muitas vezes recentemente em Palm Beach, na Flórida. Há casos até de empresas aéreas que se enganam de aeroporto, mas não há registros recentes de que grandes companhias americanas tenham confundido as pistas na hora de pousar.

Esse tipo de erro pode aumentar durante a noite em grandes aeroportos. As pistas principais são fortemente iluminadas com luzes brancas, enquanto as pistas secundárias têm iluminação azul. Uma aeronave que se aproxima em piloto-automático será automaticamente alinhada com a pista ativa, mas às vezes a tripulação assume o controle do avião na última fase antes de tocar no solo. É exatamente nesse momento que a confusão pode ocorrer.

10:22 – 21/10/2009
Fonte: Jornal do Brasil

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo