banner ad

Pilotos da Air India esqueceram de recolher o trem de pouso o.O

Depois eu digo que aviação é segura e vocês não acreditam, afinal suportar erros dessa magnitude sem comprometer a segurança – embora comprometa a paciência dos passageiros e o emprego dos pilotos – não é pra qualquer tipo de transporte.

Acreditem se quiser, um A320-200 da Air India que fazia o voo AI-676 de Calcutá (Kolkata) pra Bombaim (Mumbai), estava subindo tranquilamente quando os pilotos perceberam que a performance do avião não estava normal. A aeronave não conseguia acelerar para a velocidade de cruzeiro e os dois no cockpit não entendiam o porquê. Quando atingiram a altitude de 24000 pés (7.3km), o avião não conseguia subir mais.

Perfil do voo

O que os pilotos fizeram então? Continuaram o voo com uma velocidade (airspeed) de 310 nós (574 km/h) por 45 minutos, quando perceberam que não conseguiriam chegar até Bombaim porque o combustível estava menos do que o necessário. Resolveram então alternar para a cidade de Nagpur para reabastecer.

Durante a descida, quando foram fazer o checklist para baixar o trem de pouso, descobriram que o trem estava embaixo o tempo todo desde a saída de Calcutá…

A aeronave pousou em segurança em Nagpur, onde ficou por 2.5 horas, afinal o pessoal da Manutenção teria que fazer uma inspeção nos trens de pouso, já que a velocidade limite para voar com eles abaixados é de 280 nós (518 km/h).

Os dois pilotos foram demitidos e é provável que percam a licença de voo.

Geralmente eu não comento incidentes antes que haja uma investigação (e a investigação já está em curso), mas esse tipo de ocorrência é inaceitável e inexplicável. Isso vai muito além do simples erro humano e a Air India sofrerá uma devassa em seus processos e treinamentos. Não recolher um trem de pouso logo após a decolagem, não perceber o ruído extremamente elevado, não perceber o drag (arrasto) do avião – tudo isso é tão primário que é até difícil de acreditar.

Não existe uma indicação no painel? Um alarme?

Não existe um aviso no ECAM (tela de avisos de problemas) de que o trem está abaixado, simplesmente porque ele pode ser abaixado a qualquer momento por diversos fatores, no entanto existem as luzes padrão de trem embaixo e travado (verdes). O alarme só toca se você configurar o avião para pousar e esquecer de baixar o trem – o que faz todo o sentido não é mesmo?

Indicação de trem de pouso

Resumindo: É difícil de acreditar que isso tenha acontecido e ficarei de olho no relatório (se for divulgado) para saber como isso pode ter ocorrido.

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Ariomester Nascimento

    Lito, outro dia a Ju Helps postou um video contando um caso esquisito de um copiloto que foi ajustar o assento e acabou comandando um mergulho com a aeronave por acidente. Acho que foi na Air India Express – é do mesmo grupo desse que você escreveu acima?

  • Fosfozol

    Dentro do alojamento, os pneus já ficam gelados, expostos como ficaram, não poderia causar um problema ao tocar o solo?

    • Dênis Douglas

      Por isso a verificação quando pousaram, pois a velocidade + gelo +qualquer outra exposição poderiam gerar danos graves

  • Mak Mak

    Creio que isso é a mesma coisa um motorista não destravar o freio de mão e não saber porque o carro não anda.

    • Klein

      Então eu tenho um amigo que não poderia ser piloto, pois fez uma viagem até o litoral com o freio de mão puxado, kkkkkk.

  • Fica bebendo muita água do Gânges, dá nisso.

  • Michael Pereira

    Eu esqueci no X-Plane kkkkk… o avião estava no AP e chegava a Over Speed e desarmava o AP, não entendi o porque, depois percebi que o trem estava baixado…!!! Que fase…

    • Michael Pereira

      Alias, nesse caso aí não deveria soar o alarme de Over Speed? No meu x plane voo com o A320 NEO.

      • Renan Guedes Alexandre

        É que a Air India usa FSX kkk

        • Arthur Muller

          kkkkkkkkkk

        • Fábio Lopes

          kkkkkkkkk

  • Renan Guedes Alexandre

    Os pilotos terem sido demitidos é compreensível pelo ponto de vista do empregador, mas “é provável que percam a licença de voo” seria uma atitude muito além do necessário, não? Não conheço os regulamentos indianos, mas no que relata a matéria, não houve incidente grave e muito menos negligência, já que ao menos perceberam que havia uma anormalidade no desempenho na aeronave.

    • Tiago Ronieri Pertile

      Eles deixaram de executar um procedimento descrito em checklist. Teria que investigar.

  • andre

    acredito que isso seria facilmente evitado, não colocam um aviso porque ele pode ser abaixado a qualquer momento, mas isso não é empecilho coloquem um aviso depois de certa altitude, e se por algum motivo for preciso baixar o trem a essa certa altura conscientemente, façam com que o aviso soe mas possa ser desarmado pelos tripulantes, evitaria essa coisa toda, se bem que se eles esqueceram de levantar o trem de pouso, vai saber o que mais eles poderiam esquecer daqui um tempo, isso se é que esqueceram né

  • Lucas Viana

    Quanto amadorismo! Realmente, difícil de acreditar que não perceberam. É preciso investigar as causas e responsabilizar os envolvidos.

  • Rogério Ferreira Brito

    Lito, não tem chek list após a decolagem?

  • Ravel Brantes

    Procedimentos de vôo básico…se no básico esqueceu, quem dirá o que poderia acontecer numa pane mais elevada ou problema que envolveria mais atenção. Aguardemos o relatório final.

  • Russo Tragik

    Acontece…
    Quem nunca colocou em risco a segurança de algumas dezenas ou centenas de pessoas por um errinho bobo que todo mundo comete o tempo todo, não é mesmo?

    • Juliano Lima

      Eu nunca

  • Arthur Ksp

    E a high speed? N tocou? Num jatinho de pequeno porte existe high speed e num 320 n?

    • Não teve overspeed

      • Arthur Ksp

        Então tava com pane, pois uma anv como o A320, após atingir uma certa velocidade, com trem embaixo, acionaria, certamente esse alarme.

      • Léo Miguel Balduino

        Lito, eu precisava falar contigo, será que tem um e-mail para contato ?

        • Léo, usa o formulário no final desta página para contato de natureza comercial (coaching, palestras, consultoria, simulador, etc). O único e-mail disponível também é somente para contato comercial. Se teu interesse não envolve questões comerciais você pode tentar acionar Lito via Twitter. Porém: 1) adianta de forma clara o que você deseja; 2) considera que Lito pode não responder por ene motivos.

  • Henrique Wilson Werkhausen Fil

    Até onde me lembre, na maioria dos aviões (e o A320 está nessa lista) o trem de pouso é comandado por uma alavanca bem singular no painel. Além disso, ele tem duas posições muito distintas. Então… Então será mesmo que não teve nenhuma outra distração no cockpit mesmo para que duas pessoas não vissem uma alavanca na posição errada?!

  • Guto Godoy

    Muito estranho a empresa demitir de imediato os pilotos antes mesmo de um laudo, me parece que a Air India esta tentando varrer a sujeira para debaixo do tapete. Se os pilotos não tinham a minima capacidade de perceber um erro tão grave como a Air India permitiu que ambos operassem voos comerciais?(Erros tão graves dessa natureza costumam apresentar sinais preliminares, e podem ser identificados pelo programa de supervisão) O programa de treinamento e supervisão da Air India vem falhando terrivelmente fazendo vista grossa perante as infrações dos pilotos, ou realmente se trata de um caso isolado… Mas bom são só hipóteses, vamos esperar o laudo :) … Abraço Litooooooooooooo

  • Deusdedit Reis

    Perda da Consciência Situacional. Trata-se de uma limitação humana que já causou graves acidentes aeronáuticos com a perda de milhares de vida.
    Vale frisar que a perda da CS não está relacionada à experiência de voo ou a qualificação do piloto, todos estão sujeitos a experimentarem esse problema.
    A prevenção envolve CRM e constantes treinamentos de reciclagem em simuladores de voo.

  • Paulo Araújo

    Fala sério! Também não sou da turma que gosta de ‘malhar’ antes da divulgação do relatório final, mas ao que tudo indica houve uma falha primária por parte da tripulação. Aguardar o laudo… []´s

  • Deh Ramos

    Então está explicado. Estavam retocando a maquiagem no espelhinho do para-sol rsrsrs (é uma piada ok? Sem problematização da ironia e da piada por aqui ok? Até porque sou mulher.).

  • Deh Ramos

    Se a qualidade das empresas aéreas indianas for parecido com a das empresas de transporte sobre trilhos tá explicado e é bem temerável…

  • Cristiano Rafael

    O maior erro que um profissional, de qualquer área, pode cometer, é não seguir os parâmetros de verificação, o check list dos procedimentos, após algum tempo de experiência. Muitos acidentes seriam evitados se simplesmente seguissem a cartilha de checagem e verificação ou simplesmente, olhassem o painel com mais atenção, item por item.

    • Klein

      Esquecer no começo é uma coisa, mas perceber que o avião não atinge determinada altitude e velocidade e ainda por cima consome combustível bem acima do esperado e não se dar conta de nada é demais.

    • Ricardo Bonotto

      Absolutamente certo. Quando ainda voava, não interessava se conhecia as cartas, procedimentos, etc. Abria as cartas mesmo sabendo elas e check list era “sangue nos olhos”

  • Ricardo Eloy

    essa Air India hein? parece brincadeira os causos que acontecem por lá, como contou a Ju Helps no incidente com o 737 que o assento deu fim de curso e prendeu o copila contra o manche…

  • Mauricio Ribeiro

    John Cusack me representa em perplexão. Parabéns aos envolvidos!

  • Antonio Carlos Prado

    Lito, até no A320 da Aerosoft da pra perceber qdo se está com trem baixado… que dirá num aviao real! Será que esqueceram do After Takeoff Checklist?

  • Rids

    A Air India tem perdido mercado nos últimos anos com a fundação de novas empresas (IndiGo e Spicejet, principalmente). Sem querer justificar o injustificável, mas é necessário aguardar o resultado das investigações, porque sempre existe a possibilidade de sabotagem.

    • Ricardo Braz

      Sabotagem por parte de quem, Rids?

      • Rids

        Não sei. É apenas uma hipótese.

        Todavia, acho prematura a atribuição de erro aos pilotos, pelo fato do relato deixar claro se houve registro de eles terem baixado e travado o trem de pouso ou não.

        Há uma suposição, que pode vir a se confirmar por meio dos registros gravados pelo próprio avião.

        A ocorrência de um erro tão grosseiro acende um alerta de que não tenha acontecido necessariamente como se imagina. Aguardemos.

        • Klein

          Bom, é complicado de acreditar em sabotagem a esse nível, mas um erro tão tosco também é complicado de acreditar, então só uma investigação mesmo.

  • Maurício JR

    Falha incrível, mas ainda bem que pelo menos pousaram em segurança sem vítimas.
    Antes de apedrejar a empresa indiana lembro que infelizmente já tivemos falhas bem piores por aqui, tais como a aeronave tomar a rota errada, ficar ziguezagueando ao perceber algo errado em vez de dar um 180 graus, com queda (ou aterrisagem em cima das árvores se alguém preferir) por falta de combustível, com fatalidades, etc.

    • Rafael tavares

      E varias pessoas ainda consideram esse piloto um heroi.

      • Rodrigo

        Como o próprio Lito diz, a imprensa adora criar novos heróis, e muita gente segue esse tipo de pensamento.

  • Jean Cassol
  • teste

  • Joel Gayeski

    O Rids levantou a possibilidade de sabotagem e não parece ser algo tão impossível. Afinal, com a empresa perdendo mercado, não duvido que esses tripulantes tenham ganhado umas boas rúpias pra “errar” dessa forma tão grotesca e queimar a imagem da Air India. Claro, apenas uma suposição

  • Marcelo Brandão

    É verdade que eram duas mulheres no comando?

    • Ricardo Braz

      Sim.

    • Flavia Crespo

      E qual a relevância disso pra apuração do incidente?

      • João Regueira Neto

        A relevância estatística minha cara. Suponha que estes incidentes sejam (e são) devidamente catalogados para estudo e alguém, em algum momento, tem a ideia de querer saber qual era o sexo do piloto diretamente envolvido no incidente e por acaso descobre uma taxa muito elevada em um gênero específico. Na sua opinião seria melhor ocultar esta informação pelo bem da luta de igualdade de gêneros? Acho que não…

        • Flavia Crespo

          Então a questão é estatística? Então por que você não questionou se as pilotos eram asiáticas ou caucasianas? Maiores ou menores de 40 anos? Com mais ou menos de x horas de voo no aparelho?Porque a proporção de acidentes entre todos esses grupos é 50/50 ou porque o que importa mesmo, pra você, é que eram mulheres, e não homens, que pilotavam o avião? Não é uma questão de igualdade de gênero; é que eu realmente não entendi o seu ponto.

          • João Regueira Neto

            Apesar da sua resposta e do amigo Marcelo continuo afirmando meu ponto de vista: Informações deste tipo se não são importantes agora, podem vir a ser. Repare: Eu não afirmei que mulheres são piores pilotos o que disse é que é bom manter a estatística atualizada. Estatística essa que inclusive cala a boca de muito machista por ai. Asiático ou caucasiano? Porque não anotar? Maior ou menor de 40? Com certeza é bom saber! Com mais ou menos horas de voo no aparelho? OBVIO NÉ?!

        • Se a preponderância de um sexo fosse determinante para pautar medidas a fim de reduzir acidentes, a primeira coisa que autoridades deveriam fazer é impedir homens de guiarem carros, por exemplo, já que qualquer estatística sobre veículos automotores no Brasil ou no mundo mostra que homens se envolvem em mais acidentes. E não se engane: não é somente porque há mais motoristas homens. Na aviação então não sei se enche duas mãos as mulheres pilotos que se envolveram em acidentes ou incidentes graves. Já homens pilotos envolvidos em acidentes (alguns mais bizarros do que esse da Air India) basta dar uma conferida no Aviation Herald e dedicar alguns dias (talvez semanas, considerando que o banco de dados do Simon indexa informações desde 1999) para calcular. O que isso significa? Nada. Porque sexo de pilotos não quer dizer absolutamente nada. Várias companhias aéreas ao redor do mundo estão em plena campanha para agregar mulheres em seus quadros de pilotos. Aliás a própria Boeing já avisou no ano passado: todas as perspectivas de crescimento da aviação até 2035 dependem significativamente das mulheres.

      • Nicolas_RS

        Mulheres tem um desempenho inferior ao dos homens em um volante, imagina em um avião !

    • Keiti Cinat

      Sim, eram mulheres. Sou mulher e não vejo problema nenhum em dizer isso, afinal, agora toda vez que uma mulher cometer um erro este deve ser escondido para não ofender as demais?

  • Marcos Oliveira

    Sem essa de Mulher ao volante perigo constante, se um dos melhores pousos e decolagem que já fiz foi com uma piloto a bordo de um A 321 da latam, Karina é o nome da piloto.

    • Nicolas_RS

      Isso se deve pela fato que a maioria das mulheres terem um media abaixo do que os homens no volante !

  • Fernando F

    Deve-se aguardar as investigações pois os eventos que acontecem dentro de uma cabine no momento de uma decolagem são bem mais complexos que um simples “esquecimento”.

    Incidentes e acidentes na aviação devem ser tratados com cautela… Qualquer um colocado na situação correta pode deixar de perceber o que seria “óbvio” para quem está de fora (sentado na frente do computador confortavelmente fora da situação).

    Falando de forma simplista, o que possívelmente (aguardando os fatos) deve ter acontecido é o mesmo efeito que um ilusionista sabe criar: ELEMENTOS PARA TIRAR A ATENÇÃO DO ÓBVIO !

    Como profissionais, os pilotos nesse caso fizeram o correto: alternaram, sem deixar a situação virar perigosa. De certa forma, parabéns aos pilotos…

  • Marcos Andre Reis

    Sei que não tem nada haver com esse POST mas acho um absurdo o que a ANAC está querendo fazer , tira a obrigatoriedade da seção contra incêndio dos aeroportos classe 1 estão querendo economizar no item mais sensível a segurança dos passageiros !

Topo