banner livro

Pilotos dormiram em vôo !

O NTSB atualizou as investigações sobre a perda de contato com os pilotos da GO! (Não confundir com GOL), uma subsidiária da Mesa Air Group’s Hawaiian. O incidente ocorreu em Fevereiro e os relatórios mostram que os pilotos estavam no terceiro dia de uma sequência de vôos começando quase de madrugada.
A investigação continua, mas o NTSB já enviou recomendações ao FAA em relação aos sistemas de gerenciamento de fadiga.
Além da escala carregada antes do vôo em questão, depois do incidente o NTSB informou que um dos pilotos foi diagnosticado como portador de apnea do sono.
Mas vocês devem estar se perguntando como alguém ficou sabendo que os pilotos dormiram a bordo?
Bem, foi preenchido um reporte de incidente em fevereiro quando os controladores de vôo perderam contato com a tripulação do CRJ200 em um vôo de Honolulu para Hilo durante 20 minutos! A aeronave voou quinze milhas (aprox. 29 km) além do aeroporto de destino em altitude de cruzeiro.
via: flightglobal

Inacreditável que esse tipo de coisa possa acontecer nos Estados Unidos, que leva tão a sério a questão dos fatores humanos em acidentes aeronáuticos. Com certeza é um caso isolado nessa empresa (A Mesa anda com outros problemas também), mas não deixa de ser um alerta para as escalas estafantes de trabalho do profissional de aviação…

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo