banner livro

Planejamento de Voo Avançado: 5 coisas que a maioria dos pilotos não pensam

Preflight-Planning-Considerations

Meu amigo blogueiro e piloto Jeffrey Synk recentemente twittou: “O maior, o segredo número 1 para um vôo monomotor IFR de sucesso… Você está pronto? Organização… da preparação ao desligamento do motor”. Ele está certo, e não esta limitado apenas ao voo monomotor ou IFR. Planejar o voo cuidadosamente reduz a carga de trabalho e evita surpresas neste que é um dos voos mais desafiadores. Todos sabemos o básico de planejamento de voo, da pilotagem em si à navegação estimada, assim como a navegação por rádio, mas não é só isso, há mais coisas que devemos pensar sempre que planejamos uma viajem do que as que aprendemos nas aulas de voo.

Qual a tendência?

Plotter

Analise com cuidado a previsão do tempo, particularmente o teto e a visibilidade prevista no TAF. Na hora do seu pouso, a previsão da condição do tempo tende a diminuir ou a aumentar? Talvez seja melhor esperar um pouco, ou sair mais cedo. Se as condições do local de pouso estiverem abaixo dos mínimos antes de você decolar, a tendência é melhorar ou ficar ainda pior? Isso pode influenciar diretamente a sua decisão de voar para a alternativa mais cedo (economizando combustível) ou mais tarde.

Quais pistas utilizarei na hora da decolagem e no pouso?

Uma boa olhada nos diagramas dos aeroportos junto com a previsão do vento deve dar uma boa idéia de quais pistas estarão em uso.

Planejamento do taxi

Dê uma boa olhada no diagrama do aeroporto para determinar qual a melhor rota para o taxi ou pelo menos a mais provável, tanto na origem quanto no destino. Essa parte é especialmente importante quando formos pousar em um grande e desconhecido aeroporto. Você vai livrar a pista com curva à esquerda ou à direita? Quais serviços você precisará (abastecimento ou manutenção)?

E se eu não conseguir pousar?

Frequentemente, preencher uma alternativa não é nem requerido nem desejado, porém isso não significa que você conseguirá pousar. As vezes a aeroporto fecha inesperadamente, ou as condições mudam antes do que a previsão ditava. Você deve ter alguma ideia do que fazer se as coisas derem errado. Por exemplo, qual é o aeroporto mais próximo com ILS? Você tem combustível suficiente para chegar lá?

Consigo abastecer?

Nós sabemos identificar se um aeroporto possui abastecimento, certo? Adivinhe: nem sempre esse é o caso. Certifique-se de entrar em contato com o aeroporto antecipadamente para saber se o abastecimento esta disponível. Vou chegar atrasado? Certifique-se que os serviços estarão disponível ou você poderá encontrar a bomba de combustível chaveada!

Já fiz tudo isso: então bom voo!
Não fiz, mas vou decolar mesmo assim: então boa sorte, porque um bom voo você talvez não tenha!

Adaptado, fonte: Aviation Chatter

Planejamento pré-voo, considerações

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo