banner ad

PMDG 777x, será que vai ser bom mesmo?

Está muito próximo o lançamento do add-on mais esperado para o Flight Simulator X, o Boeing 777x da PMDG.
Desde a época em que eu voava MSFS [mais do que hoje], os fóruns do tipo AVSIM/Flightsim eram inundados com requisições para que alguém fizesse um 777 com “padrão PMDG”. E não é que a própria resolveu fazer?

Foram quase 2 anos de desenvolvimento (isto porque houve grande transferência de tecnologia do modelo anterior 737NGX, senão teria demorado ainda mais), e eu posso dizer que mais uma vez a PMDG superou as expectativas.
Mas como eu sei se o produto não foi lançado ainda? Porque fiz parte do time que ajudou a desenvolver o 777x para que ficasse o mais perto possível da realidade. Fazia parte do acordo com a PMDG não divulgar qualquer foto ou vídeo até que o programa chegasse na fase de “beta público”, o que ocorreu na semana anterior à minha ida à Oshkosh. A foto abaixo é de um voo com uma versão ainda crua e sem pintura, mas com os sistemas já funcionais. Neste estágio aí, o produto já era melhor do que qualquer outro add-on que conheço, percebe a curvatura da asa? Pois ela se flexiona durante o voo como o real.

PMDG 777 em uma de suas versões iniciais de teste

PMDG 777 em uma de suas versões iniciais de teste

Um projeto de software deste tamanho requer vários engenheiros e desenvolvedores, além de conselheiros técnicos e beta-testers. Eu fiz parte do do grupo de conselheiros técnicos, que usam o produto em sua fase inicial e vai reportando tudo que não está de acordo com a realidade.
O pessoal da PMDG é de um profissionalismo exemplar, e solicitou que cada detalhe que não correspondesse à realidade fosse reportado, não importando quão pequena fosse a diferença, e posso dizer que depois de quase um ano a versão de pré-lançamento já está perfeita do ponto de vista técnico.
Um usuário comum de Flight Simulator vai se divertir muito com o avião, sem nem ao menos arranhar a superfície de tudo que foi embutido no programa. Um comandante de 777 vai ficar de boca aberta em perceber que até a maneira que o display do CDU coloca as informações está igual à realidade. Todos os sistemas foram programados e funcionam como na vida real, até o tempo que uma simples lâmpada de indicação demora para acender. Sistema hidráulico, sistema elétrico, pneumático, tudo modelado como na realidade.
Este é o nível de detalhe que a PMDG chegou, baseado em tudo que os conselheiros passaram. A fase dos beta-testers começou há uns dois meses, e eles acharam mais milhares de bugs que nós conselheiros não percebemos, pois o nosso foco era fazer os sistemas funcionarem de acordo. Um beta-tester percebe detalhes na pintura, em cores, em sombras, na instalação do produto. Quando a versão 1.0 estiver disponível (ainda não se sabe o preço, mas geralmente por volta de 70 dólares), todo o trabalho em conjunto de engenheiros, artistas, conselheiros e beta-testers fica concretizado.

Participar do time foi uma experiência muito gratificante, e também de aprendizado, pois os pilotos [da vida real] passaram informações que não encontramos nos manuais e tenho certeza que também aprenderam detalhes de manutenção que não sabiam. Uma verdadeira troca de conhecimento.

Aos que usarão o add-on, leiam a documentação inteira e o tutorial de voo. Vá com calma. Este não é um simples avião para entrar e sair voando como um Cessninha. Ele requer estudo e muitas horas de diversão até ser domado. Se iniciar cold-and-dark, então, tenha paciência enquanto todos os sistemas dão partida em tempo real (quase 5 minutos só para isso, mas pode ser abreviado nas configurações).

Aqui vai um vídeo rápido dando só uma palhinha do que vem por aí. A minha voz tá horrível, mas é o que temos para as madrugadas insones e de cansaço.

Enjoy.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Paulo Villar

    Parabéns, Lito!!

  • Goytá

    Beleza, Lito! Já dei algumas sugestões e relatos de bugs em programas que uso, coisas muito mais triviais, e fiquei satisfeito quando as coisas foram implementadas ou corrigidas. A última vez foi esta semana mesmo, quando relatei um bug sério que apareceu na última versão de um programa que eu uso, e em retribuição a companhia (uma software-house da Romênia) me deu uma licença da versão Pro. Essa é uma área tão globalizada que já usei um software da Nova Zelândia com um plug-in desenvolvido em Trinidad-Tobago… Mas enfim, se só essas minhas modestas contribuições já me deram satisfação, imagino o orgulho e o prazer que você deve estar sentindo, Lito. Parabéns e abração!

  • Márcio

    Caramba Lito! Parabéns!

  • GabrielAP

    Lito, P A R A B É N S! Imagino como deve ser gratificante ter participado de um projeto que envolve um avião sensacional e que permite a nós, meros mortais, sentir um pouco o seu funcionamento e complexidade. Não vejo a hora de ter o meu!

  • AlexandreACW

    Show de bola! Mas 70 dolares é pesadinho para mim no momento, masssss fico altamente tentado de pagar! Afinal um 777-200 é show de bola!

  • Eric Valenca

    Parabéns LITO, da PMDG realmente não dá pra esperar menos!!
    Como você está ai de perto na PMDG, sabe me dizer se eles pretendem fazer addons para X-Plane??

  • Márcio Matias de Andrade

    Você é o cara! Esse T7 já é compra certa, ainda mais depois dessa notícia :)

  • sergio

    Fico Feliz de saber que um Brazuca ajudou no Projeto. Conheci os produtos PMDG quando instalei o FS9..Na época achava o maximo…superaram com o NGX.Já VI boatos na net sobre um possivel 767 PMDG….tomara…

  • Parabéns Lito, é muitro gratificante realizar um trabalho deste.

  • Ederson

    Parabens Lito, um comentario a parte; eu fico indignado com essa pirataria, quantas pessoas envolvidas num projeto desta magnitude e certas pessoas ficam pirateando o trabalho alheio, deveriam criar alguma coisa para evitar isso.

    • Infelizmente é algo impossível de controlar. Mas quem baixa pirata jamais tem toda a funcionalidade. Agora a PMDG tem um centro de operações, em que até a pintura e configurações do avião são baixadas de seus servidores, talvez iniba a prática da pirataria.

      Sent from my HTC One Google Edition
      Em 03/09/2013 11:06, “Disqus” escreveu:

  • Guest

    Parabéns e obrigado por ajudar a nos proporcionar essa maravilha. Aproveitando, gostaria de saber porque não tem ¨efeito de chuva¨ nas janelas das aeronaves do FSX?

    • Porque a Microsoft fez uma tremenda cag### no código do FSX e removeu essa funcionalidade. Tem uma empresa que incorpora chuva nos efeitos dos add-ons, mas causa queda de frames.

      Sent from my HTC One Google Edition
      Em 04/09/2013 21:46, “Disqus” escreveu:

      • Edson Tobal

        Valeu e obrigado

  • Edson Tobal

    Parabéns e obrigado por ajudar a nos proporcionar essa maravilha.
    Aproveitando, gostaria de saber se possível porque não tem ¨efeito de chuva¨ nas
    janelas das aeronaves do FSX?

  • Gabriel_Imperatrz_MA

    Lito, quantas horas tem o seu dia, 48h?!…é impressionante quantas coisa você realiza, blog, trabalho, viagens, agora nesse projeto do PMDG, vc é meu herói, rsrsrs, e certamente um bom exemplo para todos.vlw

    • Fora a faculdade a noite…rs. Tinha um professor quando ouvia um aluno reclamar que não tinha tempo para fazer os trabalhos perguntava: o que vc faz da meia noite as 6? rsrsrsrs

      • Paulo Villar

        Para que dormir?
        rsrs

    • Apoena Ferraz

      pô Gabriel, até aqui te encontro.. kk

  • Matheus Jacinto Leite Do Rego

    Hoje muitos falam que o x-plane 10 é feio,que fsx e pmdg é sem igual,mais pra mim é comparar top gear do supernitendo com o Project cars realease!Sabe como é que é ner,simulador tem que ter certificação de simulador,pelo o contrario é jogo!

  • Roni Góes

    Blz Lito.Fiz a compra do 777 e instalei normalmente,funcionou tudo perfeito.Instalei tmb em um outro disco rígido que tenho no mesmo PC e tmb funcionou,porém precisei formatar o primeiro disco que instalei.Depois de toda a instalação do FSX,na ativação do 777 diz que a key já está sendo usada,ou algo assim.Achei lá no FMC uma opção de excluir o registro da key,se fizer isso,pra instalar no mesmo PC,será aceito? Quantas vezes posso usar a key ou excluir e depois ativar de novo?Procurei em alguns foruns e não achei uma resposta precisa.
    Valeu,até mais.

    • Oi Roni, melhor entrar em contato com o suporte da PMDG, mas excluir a key e instalar novamente é possível.

  • Charles Gomes de Asevedo

    lito, tenho uma pergunta: Por que depois de programar todo o 777, quando ligo o motor 2, e logo apos ao liberar o combustível para o motor 1 a luz de caution acende e nao apaga mais? o que estou fazendo de errado?

    • Nunca tentei dar partida assim, o procedimento operacional em AUTO START é abrir as duas “fuel cut-off” e abrir as duas Starter Valves simultaneamente (o 777 faz partida simultânea). Da próxima vez vou fazer 2 e 1 e ver o que acontece, pois não deveria acender Master Caution sem reset.

  • Giorgi Lucas

    Lito , “como e o nome do modelo dos Switch quadradinho preto do overhead “do 777 aqueles que quando você aciona tem uma capinha que sai de cima do nome “ON” , e volta quando você aciona “off” . PQ eu to montando um cockpit em casa e quero que fique o mais perto do real possível, e quero comprar esses Switch para colocar no meu overhead caseiro. blz. E parabéns pelo 777 PMDG ficou fantástico to só na espera do PMDG 777-300ER. você tem alguma previsão? e
    como eu já comprei o 777-200 , eu vou ter que pagar pelo 300 ou e só fazer uma atualização????

  • Gilmar Silva

    Lito, essa aeronave é vendida aqui no Brasil ou só no exterior? Há taxas para comprar o software?

  • Luis Henrique

    Lito, parabéns pelo site, leio quase todos os teus artigos!!!
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Fiz a compra do 777-200 PMDG tudo certinho, realizei a instalação sem problemas, porém quando dou inicio ao vôo, a aeronave inicia totalmente cold & dark, e ela se comporta como uma “default” sem me deixar acionar qualquer switcher “botões”, ou seja, não consigo ligar baterias e mais nada!!! além do trem de pouso estar retrátil.
    Há explicação para isso?
    Desde obrigado pela atenção.
    Abraço

Topo