banner ad

Por que as pistas de pouso não são planas?

Esta é a pergunta do leitor Matheus de Almeida. Por que as pistas de pouso não são perfeitamente planas?

original

Só existe pista plana no universo do Microsoft Flight Simulator (no X-Plane as pistas são como na vida real, com “slope”). A função da pista não ser plana é basicamente drenar a água em caso de chuva torrencial e evitar poças que poderiam causar uma aquaplanagem no pouso.

Carta do aeroporto de Congonhas

Carta de Congonhas

Inclusive, as cabeceiras geralmente possuem alturas diferentes, por exemplo em Congonhas há uma diferença de 12 metros entre as cabeceiras da pista auxiliar, ou seja, a decolagem em direção ao Jabaquara é morro acima e a decolagem em direção a Moema é morro abaixo. A pista principal possui um desnível de 5,5 metros.

Este tipo de diferença nas cabeceiras entram no cálculo de performance de decolagem, sendo decremental para morro acima, e incremental para morro abaixo.

Courchevel

O caso de “slope” mais pronunciado que conheço é o de Lukla e Courchevel (foto), mas no caso deles a inclinação é por falta de terreno adequado e espaço.

Já pousei em Courchevel no FSX. Enjoy.

FSX – Landing at Courchevel and Saba from Lito on Vimeo.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo