banner pneufree.com

Por que na maioria dos aviões os motores ficam sob as asas? #perguntas

Pergunta do leitor Luiz Henrique:

Por que na maioria dos aviões os motores ficam sob as asas?

Vamos ver algumas razões para que a posição dos motores sob as asas seja a escolha ideal para os projetos modernos.

1) Facilidade de manutenção

É muito mais fácil fazer manutenção em um motor que está próximo ao solo do que outro que está preso na cauda a vários metros de altura e que requerem escadas e equipamentos mais altos, além de um risco maior de acidente para o técnico. O motor #2 do DC-10/MD-11 era um inferno para a manutenção quando davam problema.

DC-10

2) Facilidade de projeto
As asas de uma aeronave já são a parte estruturalmente mais forte de todo o conjunto, então nada mais lógico do que colocar os motores presos nela, ao invés de fazer reforços na fuselagem (que acrescentam peso) para instalar suportes de motores. Sem contar a simplificação dos sistemas de tubos de combustível que não precisam se estender da asa até a parte traseira para alimentar os motores

3) Melhor distribuição do Centro de Gravidade
Qualquer descuido ao descarregar uma aeronave que possui muito peso na parte traseira pode ocasionar incidentes como este da foto abaixo:

Foto: Tom Daley

Mas então por que alguns projetistas colocaram o motor lá atrás então?

Porque existem algumas características que exigem que o motor seja colocado lá atrás, como por exemplo os jatos regionais como ERJ e CRJ mostrados na foto abaixo.

ERJ145 e CRJ200 Foto de Joe Osciak

1) Estas aeronaves de pequeno porte possuem asa baixa (o wingbox fica na parte inferior da fuselagem) pois não há espaço suficiente para ter uma asa média, e mesmo que houvesse, os motores ficariam muito perto do chão, logo eles precisam ser colocados na parte traseira da fuselagem.

2) As asas sem os pylons onde se prende o motor ficam aerodinamicamente mais limpas, sem as “sombras” de ar turbulento durante as subidas (para evitar essa sombra os motores instalados nas asas possuem um enorme gerador de vórtice na carenagem interna).

3) A menos que você se sente lá nas ultimas poltronas, os aviões com motores na parte traseira são bem mais silenciosos para os passageiros.

Resumo da ópera: aeronaves modernas para transporte de mais de 80 passageiros com trem de pouso que permita distância apropriada do solo terão motores sob as asas, pois as vantagens são muito maiores.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo