banner livro

Por que os objetos altos perto de aeroporto são pintados de laranja e branco?

Pergunta do leitor:

Tiago (Guest):

Lito, por qual motivo as antenas de Rádio ou de TVs próximas a Aeroportos são pintadas de vermelho e branco?
3:14 p.m., Monday June 10

Resposta rápida? Porque os regulamentos exigem isto.

Regulamento de marcações

O regulamento não explica os “porquês”, mas lembro de algo que ouvi há muito tempo na escola sobre o xadrez vermelho (aviation orange na verdade) e branco:

O Branco é a cor mais visível durante a noite, já que reflete quase todas as outras cores, e o vermelho (aviation orange) por sua vez é a cor mais visível em condições de neblina (ou neve), então combinar um padrão xadrez nestas duas cores faz com que o objeto seja visualizado em qualquer hora ou condição de tempo. O fato de se ter o padrão também torna as edificações próximas ao aeroporto de fácil identificação para todos os pilotos e profissionais da aviação em qualquer lugar do mundo.

Devido às características tanto das células da nossa retina quanto da propagação de ondas eletromagnéticas em diferentes comprimentos de onda, o tom mais visível na neve não é o vermelho e sim o laranja. É a cor recomendada para a roupa de todos os que vão fazer expedições à Antártida, por exemplo, porque no caso de ser preciso um resgate, fica mais fácil localizar a pessoa. É por uma razão semelhante que o pessoal que faz obras no meio do trânsito costuma usar um colete laranja.
Mas podem observar que no caso da sinalização de objetos próximos a aeroportos, o tom não é nem exatamente vermelho, nem exatamente laranja. É algo como vermelhão, um tom intermediário de vermelho alaranjado ou laranja avermelhado, que o próprio documento que o Lito indicou chama de “aviation orange” (mas deveria definir mais precisamente em termos de comprimento de onda, cor RGB ou código Pantone – que atualmente até países usam nas leis que definem as cores exatas das suas bandeiras)
by Goytá.

Caso queira se aprofundar e ler o lado técnico, pode ver este link (em inglês), com os requerimentos de pintura.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo