banner livro

Porquê o Air Asia não poderia ter explodido por mudança de pressão.

Pérolas de especulação lançadas ao ar. E autoridades nem precisariam ficar falando besteira, o Flight Recorder do voo já foi localizado, bastaria esperar alguns dias para saberem dos dados e não divagar sobre o que não se sabe.

Reprodução do site Terra.

Reprodução do site UOL Notícias.

Este é um post diferente, pois a correria e alguns problemas pessoais me impedem de aprofundar o tema com desenhos e explicações detalhadas, mas não posso deixar passar a notícia acima.

Vejam, um avião NÃO PODE EXPLODIR por mudança de pressão causada por uma descida fulminante como é o que parece ter acontecido com este voo.

Rapidamente explicando: nós aqui ao nível do mar, estamos sujeitos a uma pressão de 1 ATM (ou 1013 hPa (HectoPascal) em condições ISA). Conforme o avião sobe, a pressão externa diminui e o avião precisa ser pressurizado para que humanos consigam respirar. Acontece que quanto mais sobe, menor a pressão atmosférica certo? E nosso avião possui um limite estrutural para suportar a quantidade de pressão interna. Para a diferença entre a pressão externa e a pressão interna dá-se o nome de DELTA P.

Em voo em altas altitudes, em determinados aviões, o DELTA P pode chegar a 8.5 PSI, ou seja, a pressão interna é 8,5 PSI vezes maior que a externa. MAS, como o avião está láaaaaaaaa em cima, essa pressão interna ainda é BEM MENOR que a que temos ao nível do mar. É importante entender isso.

Portanto, uma descida fulminante da altitude de cruzeiro até próximo ao nível do mar faria no máximo o avião IMPLODIR, e JAMAIS, de NENHUMA MANEIRA explodir. E até para que implodisse, seria necessário que TODAS as válvulas de pressão negativa falhassem, e olha só, essas válvulas NÃO FALHAM, porque são tão simples que não tem nenhum componente mecânico a falhar (se tempo permitir, mostro uma foto aqui em um futuro update).

E antes que perguntem, há válvulas de pressão positiva também, para o caso de se exceder o máximo “DELTA P”, mas essas são mais complexas.

Entenderam? Autoridades lançam besteiras ao léu, mídias divulgam, pessoas começam a imaginar coisas erroneamente e em nenhum momento pergunta-se a alguém técnico sobre a plausibilidade de tal besteira.

Link da notícia: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2015/01/12/mudanca-de-pressao-provavelmente-levou-aviao-da-airasia-a-explodir-antes-de-impacto-diz-autoridade.htm

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo