banner livro

Pouso com 36 nós de vento de través com o Electra no FSX #video

Ontem eu estava de folga e resolvi voar um pouco no FSX que estava abandonado aqui em casa.
E se é pra se divertir, então que seja difícil…hehehe.

Levei o Electra estreando a pintura do AeM para Keflavik (onde a Boeing e Airbus fazem seus testes de pouso com vento cruzado) e joguei 36 nós perpendicular ao eixo da pista.
Não foi fácil pousar assim e a manobra acabou revelando várias falhas de simulação (do FSX e do próprio modelo FSKBT do Electra).

Quando eu apontava o nariz para a direção do vento, tinha que manter o leme constantemente em máxima deflexão e o pior, em voo a roda do nariz acompanha o movimento do leme (o que não acontece na vida real – o steering só funciona nos pedais com a aeronave no solo). Manter máxima deflexão o tempo todo pode ser um problema de FDE (flight dynamics) do modelo, e para tirar essa dúvida se é do modelo ou do próprio FSX, vou fazer esse pouso um dia com o 767 da Level D e analiso os resultados.

Um outro inconveniente da roda do nariz se mover em voo é que logo após o pouso é praticamente impossível manter a aeronave alinhada , há um grande retardo no movimento do nariz (na hora do toque eu dou pedal todo pra direita mas a aeronave não responde como deveria). Aí vira uma corrida num cavalo louco tentando se manter dentro da pista…rs.

Tirando esses detalhes, a diversão é garantida.

Tente você mesmo, vá para Keflavik e coloque no seu clima um vento de 36kts vindo de 308º e pouse na pista 02.

Bom final de semana!

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo