banner livro

Pouso duro capturado em vídeo, Boeing 767 em Narita

Um Boeing 767-300 da ANA (All Nippon Airways), que fazia o voo NH-956 de Beijing (China) para Tokyo Narita (Japão) com 193 pessoas a bordo, fez um pouso extremamente duro na pista 16R as 04:30Z. Não houve feridos no incidente mas a aeronave recebeu danos substanciais na parte dianteira. Aparentemente ocorreu windshear, pois as condições de vento em Narita sempre são complicadas.

Percebam aos 0:39 do vídeo o “vinco” feito na coroa da fuselagem, impressionante não?.

Reveja o vídeo na parte em que há o zoom com câmera lenta e perceba as forças incríveis que a fuselagem sofre quando o nariz toca o solo com violência antes dos trens principais, o que só demonstra a rigidez de construção do 767.

A pergunta que todo mundo faz: Tem conserto?

Sim, tem conserto, mas somente com os técnicos e engenheiros da própria Boeing. Isto já aconteceu em Guarulhos uma vez, com um 767-300 da American Airlines, entre 1995 e 1996 (não encontrei nenhum reporte na net sobre isso). O vinco na fuselagem do AA foi idêntico ao da ANA, e o pessoal da Boeing fez o reparo em quase dois meses, o avião ficou estacionado na I-00 durante todo o tempo de conserto e o pessoal da Boeing armou uma espécie de hangar portátil de lona sobre a parte que estava sendo reparada. O conserto basicamente consiste em remoção do skin (chapas de alumínio que revestem a fuselagem) e dos stringers e cavernas afetados.

Há diversos outros casos semelhantes mundo afora, como esse da SkyService:

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo