banner livro

Pousos com vento cruzado #video #787

Uma das partes principais dos testes de certificação e homologação consiste em efetuar pousos com vento cruzado sobre a pista (também é uma das partes mais legais de se ver).

Todo avião decola e pousa apontando o seu nariz contra o vento e as pistas dos aeroportos são alinhadas em direção ao vento predominante (depois de vários estudos). Por exemplo, a pista de Guarulhos é alinhada no sentido leste/oeste e o vento predominante naquela área sopra para o oeste, por isso a maior parte do ano os pousos são feitos na direção leste, para ficar contra o vento.

Algumas vezes porém, pode ter um vento sul (ou norte) em Guarulhos, neste caso as aeronaves pousam com o que chamamos de vento cruzado. Para se manter alinhado com a pista, o piloto mantém o nariz do avião apontando para o local de onde o vento vem, quanto mais forte o vento, mais o nariz vai apontar pra ele.

Ora, se o nariz aponta um pouco pro sul e a pista aponta pra leste, o avião vai ficar torto até quase a hora de tocar no solo. Nós chamamos isso de “caranguejar” (caranguejo que anda de lado né?..rs).

Existe um limite para se fazer pouso com vento cruzado, por isso é necessário fazer estes testes com um avião novo, para saber se o limite que foi projetado bate com o limite da vida real. A pista escolhida é sempre em Keflavik, na Islândia, onde há duas pistas cruzadas a 90 graus, sempre proporcionando então ventos cruzados.

Este vídeo do 787 me impressionou MUITO pela estabilidade com que a aeronave chegou na pista. Para comparação coloquei abaixo os vídeos dos testes com o 777 e com o 747. Vai ser possível perceber que o pouso do 787 é muito mais elegante, ou o vento não estava tão forte ou ele realmente é muito bom (o piloto é o mesmo)

Aqui um vídeo de um 777 da Thai pousando em Kai Tak com vento cruzado, percebam que ele quase ficou a 90 graus com a pista para se manter nela. Este aeroporto foi desativado por causa da aproximação complicada em curva.

E aqui o vídeo dos testes com o 777 e o 747, também em Keflavik.

Ë ou não é um espetáculo pousos com vento cruzado? Vou até simular uns depois no FSX :P

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo