banner pneufree.com

Preparação para a banca da ANAC

IMG_20140328_130238_HDR

Qualquer pessoa que se propõe a trabalhar profissionalmente em aviação nas funções que exigem uma CHT – Certificado de Habilitação Técnica – acabam por enxergar a prova da ANAC como um bicho papão. E não é bem assim, já até abordamos em tema mais abrangente sobre etapas preparatórias, as famosas 10 (ops 9) dicas para prova da ANAC. Desta vez optei no AeM por fazer algo mais incisivo para os mecânicos.

Cada curso tem sua didática, cada professor tem sua forma de ensinar e por sua vez cada aluno tem sua maneira de estudar, absorver o conteúdo. Existem escolas onde aulas práticas não existem, em outras é algo superficial, em outras mais profundo. Então, como ter uma boa preparação? Lembrando que são dicas, recomendações, não se trata de uma receita de bolo.

1. Entenda o principio de funcionamento das coisas, vou usar a velha questão sobre “Durante o taxi, se puxar o manche para esquerda, o que acontecerá com os ailerons?”. Imagine, tenha em mente que o aileron esquerdo subirá e o direito descerá, entenda como funciona, ajuda bastante a obter respostas para questionamentos.

2. Sua apostila é tudo, ou seja, o conteúdo da prova é baseado na apostila, apostilas de cursos são verificadas pela ANAC na hora de homologar o curso/escola, basicamente são iguais para todas escolas, todas são “cópias” da original, mudando claro layout, figuras, etc. Então estude a apostila, claro que você pode recorrer a livros sobre um determinado tema, mas a questão é formulada em cima do conteúdo da apostila.

E agora a grande sacada, que infelizmente na minha época não tinha, hoje é possível praticar!

3. Time que se preza treina antes de um clássico correto? Você também pode treinar para o clássico VOCÊ vs ANAC, como? SIMULADOS! Fazer um simulado é uma excelente opção, são geralmente baseados no que cai na ANAC, e lá você pode errar sem reprovar, e com isso focar nos seus pontos fracos e notar seus pontos fortes.

Gurus de administração dizem que você deve investir constantemente em você mesmo, e o retorno virá, Logo, por que não investir em seu futuro? Invista em preparação, afinal é melhor investir em preparação, do que em uma nova “GRU” (Guia de Recolhimento da União) para fazer outra prova na ANAC por motivo de reprovação.

Outros complementos são sempre bons para reforçar o conhecimento, a prática e inclusive te deixar “relax”, “numa nice” para fazer a prova, afinal levando o simulado a sério, respeitando tempos, não usando fontes de consulta, você vai ganhando confiança e prática para fazer uma ótima prova.

Relembrando o item 1: entender o principio de funcionamento: Assista os AEROLITOs, sempre tem um conteúdo com explicações visuais, sem falar nas inúmeras postagens aqui no blog.

Enfim, novos meios de obter informação, o benefício da tecnologia a seu favor para a sua escalada como mecânico de aeronaves!

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Alexandre Conrado, pesquisador de aviação e profissional no segmento desde 2001
banner livro
Topo