Primeiro acidente com um Embraer 190, durante o pouso, na China

Hoje infelizmente ocorreu o primeiro acidente com um dos aviões mais modernos e seguros do mundo, O Embraer E-190.

Aliás, os aviões da Embraer possuem um ótimo recorde de segurança. O ERJ-145 por exemplo, tem mais de 1000 fabricados voando pelo mundo (os Estados Unidos são infestados deles) e voa a mais de 15 anos e nunca aconteceu um acidente fatal (quase 20 milhões de horas de voo).

O acidente de hoje foi com um modelo novo da registro B-3130 (foto baixo), que realizava voo VD-8387 de Harbin para Yinchuan (China) com 91 passageiros e 5 tripulantes.

Segundo informações ainda não oficiais, a aeronave pousou a 1 km de distância da pista (ou ultrapassou o ponto de pouso em 1 km, há informação é conflitante), e havia neblina no momento (ver METAR abaixo)

Metars do aeroporto Yichun’s Lindu na hora do acidente:

METAR ZYLD 241600Z 00000MPS 0600 FG NSC 13/13 Q1015 =
METAR ZYLD 241500Z 00000MPS 0600 FG NSC 13/13 Q1015 =
METAR ZYLD 241400Z 15001MPS 1000 BR NSC 12/12 Q1014 =
METAR ZYLD 241300Z 15001MPS 8000 NSC 13/13 Q1014 =

O aeroporto de Yinchuan (ZYYC) está localizado na província de Heilongjiang e as aproximações são feitas por VOR/DME, sem auxilio de ILS (o que complica muito um pouso com névoa). As aproximações por VOR/DME são chamadas de “não precisão”, no entanto, uma aeronave moderna como o E-190 poderia fazer uma aprox. RNAV em que seria possível criar waypoints e uma rampa de descida (estou especulando, pois não encontrei cartas do aeroporto).

Ainda é cedo para saber o que aconteceu e as investigações ainda vão começar. Pela foto do cockpit os pilotos não devem ter sobrevivido.

É uma tristeza… vamos ver o que vai ser aprendido com este acidente para melhorar ainda mais a segurança do voo.

Em tempo: a imprensa costuma escrever que o avião “explodiu” no pouso. Avião não explode, a menos que coloquem bomba dentro dele. Avião pega fogo se o combustível das asas entrar em contato com uma fonte de calor muito alta.

Uma constatação: os últimos acidentes ocorreram todos na fase do pouso, já bem próximo à pista. Há fatores humanos relacionados que precisam ser resolvidos com urgência. Go-around sempre é uma opção.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • http://twitter.com/mtoow Paulo Gonzaga

    Não tem coisa pior do que ver uma coisa dessas.

    Realmente muito triste, e as familias que sofrem…

    Chato tbm pra embraer né ;/

  • Anderson Rodrigues

    Bem fico muito triste,pelos familiares dos passageiros e da tripulação.

    Mais tenho certeza que a equipe de investigação da Embraer , irão encontrar motivo da queda desta aeronave pois é um dos aviões mais seguros e com tecnologia de ponta.

  • Marlon Dutra

    600 metros de visibilidade sem ILS é aeroporto fechado. Lamentável um acidente desses. Totalmente evitável. :-(

  • Dariva

    Pelo que vimos em acidentes anteriores, a sua última frase é bem coerente, inclusive com relação ao último acidente em San Andres com 737NG.

    GO AROUND !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • http://- Jorge Luis

    A foto não é de um B737… " O acidente de hoje foi com um modelo novo da registro B-3130 (foto baixo), que realizava voo VD-8387 de Harbin para Yinchuan (China) com 91 passageiros e 5 tripulantes. " Abraço!

    • Zé Maria

      Jorge, o Dariva só comentou a notícia com o 737NG, ele não disse que era um 737NG!

  • http://youtube.com/simioni93 SIMIONI93

    Lamentável, apesar disso não tenho dúvidas de que os responsáveis foram os pilotos e/ou os controladores… Os números falam por si próprios, a Embraer é um orgulho!

  • selpheed

    Em varios sites estão noticiando que o piloto sobreviveu..

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Espero que seja verdade, ajudará bastante nas investigações.

  • Rodrigo PG

    Uma pena , sinto pena das familias , é muito triste.

    Tambem mostra a incrivel capacidade dos embraer, foi o primeiro acidente com uma aeronave 19

  • Máximo

    O negocio é esperar as investigações, a aeronave é muito segura, por opinião própria eu defenderia a Embraer, o metar não era favorável, como em outros comentários já feitos também acho que o Cmte devia saber da situação de risco.

    Esperemos

  • Zé Maria

    Já foi dito antes por outros colegas, mas vamos lá:

    Tá na cara que a tripulação "forçou a barra", aliás esta não é a primeira nem será a última vez que isso acontece, infelizmente. . .

    Outra coisa, na cultura oriental a voz do senhorio, aqui no caso o Comandante, jamais pode ser confrontada!

    Sem dizer que os índices de segurança na China, principalmente nas empresas menores, são uma piada, infelizmente de mau gosto!

  • rui

    Falando em Embraer, agora foi o 145 da Passaredo que pousou de barriga e varou a pista na Bahia. Ainda bem que ninguém se feriu gravemente…

  • Desolado e triste

    A China Airlines nao faz pouso a noite e em dias de chuva neste aeroporto. Condolencias as familias dos mortos. Agora eh esperar as investigaçoes.

    • Goytá

      Apesar do nome, decorrente de razões políticas, a China Airlines é de Taiwan, não da China continental. O “Desolado e Triste” devia estar se referindo à Air China – esta sim, da China continental.

  • Luiz Rocha

    Lito,

    Olha como está uma chamada na página do Estadão:

    China detecta falha técnica em avião da Embraer que opera no país

    Aeronave da Embraer caiu na terça-feira na China

    * Embraer nega falha em avião acidentado

    Cada uma dessas frases é um link para uma notícia. O detalhe é que a suposta falha alegada pela China (primeiro link) não tem absolutamente nada a ver com a queda de ontem. É no mínimo ridículo!

    Quanto à essa notícia da falha, me parece que o governo não muio democrático da China, tá querendo lançar uma cortina de fumaça.

    Acho que tudo tá indicando pra falha humana (pouso em condições impossíveis) e eles tão querendo aproveitar o momento pra mostrar que "os aviões da Embraer também têm problemas" embora, repito, eles alegam que encontraram falhas em OUTRA aeronave, até então não há indício nenhum que esse acidente tenha tido causas técnicas também.

    Abraço!

    Luiz

    • DURVAL PEREIRA

      Salvo engano a China concorre com a EMBRAER em algumas situações recentes…salvo engano…daí para manchetes escandalosas seria um pulo…ou uma queda…

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Pois é Luis, fora a politicagem que há por trás das concorrências entre as fábricas, ainda tem a imprensa sensacionalista que se presta bem ao papel de criar "fatos" que não existem na verdade.

  • Rodrigo PG

    A culpa so nao pode cair no excelente E-190, que com certeza nao é dele

  • Eagle

    Somente alguns comentarios…

    Os pilotos chineses não são conhecidos por serem os melhores pilotos…

    Não duvido do piloto ter errado o pouso… e ter feito besteira na arremetida…

  • Eagle

    Mais um comentario…

    No caso da passaredo…

    O piloto tambem errou o pouso… tocou a pista um pouco antes do inicio do concreto… Desta forma ele se "chocou" contra um enorme degrau do inicio da pista…

    O 145 é um dos melhores avioes do mundo. Com certeza é o mais seguro, visto que não existe nenhuma ocorrencia de fatalidades com ele.

Topo