banner livro

Primeiro voo do E2 | Parabéns Embraer

E nesta tarde fria de 23 de Maio, o E190-E2 da Embraer cumpriu seu primeiro voo. Foi um grande feito para a terceira mairo fabricante de aeronaves do mundo (o Brasil que dá certo).

E190-E2 - Foto de Eduardo C.

E190-E2 – Foto de Eduardo C.

O programa E2 tem como base o sucesso atingido pelo E1 (E190/E175/E170), mas ele não é simplesmente um E1 com novos motores, muito ao contrário apenas a célula (fuselagem) possui similaridades. A asa por exemplo, é totalmente nova (e linda), além do trem de pouso (que possui uma solução incrível e é fabricado também no Brasil) e de diversos sistemas incluindo um cockpit totalmente renovado.

Eu ia contar mais detalhes, mas apenas peço que esperem um pouco até eu terminar de editar um vídeo que fiz lá na última quinta-feira e terão uma idéia do grande projeto que temos e porque devemos estar orgulhosos no dia de hoje.

E um pequeno grande detalhe: Os flaps e trem de pouso forma recolhidos, a aeronave atingiu o teto de serviço, voou na maior velocidade de operação e também em todos os modos do Fly-by-wire! É mole ou quer mais para um primeiro voo?

Pushback E2 - Foto M. Silva

Pushback E2 – Foto M. Silva

Parabéns Embraer, e principalmente a cada um dos técnicos que fizeram acontecer o dia de hoje. Enquanto o congresso dá seu show de multi-mídia, gente de verdade trabalha pelo País.

Link para a gravação da transmissão ao vivo no Periscope: https://www.periscope.tv/w/1MnGnjyQPrLGO

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo