banner ad

Propaganda na janela e a Mídia Social na Aviação

Propaganda na janela

Vivemos em uma época imediatista em que o julgamento ocorre na velocidade da luz…ou melhor, na velocidade do Twitter. Você pode perder milhões de dólares em ações de mercado se não gerenciar bem uma crise (como aconteceu no caso do passageiro removido de um avião da United), ou pode se dar bem chamando a responsabilidade para si e respondendo de imediato.

Ontem aconteceu um fato curioso, em que um assunto postado no Reddit chamou a atenção de um cara que passa a vida voando e terminou com uma resposta do CXO (Chief Experience Officer) da empresa aérea.

Começou assim:

Ads on airplanes getting out of control. The best part of it is that the first phrase in Portuguese means: “Without barriers, without limits”. Just placing a barrier in your window. from aviation

Um usuário postou que o uso de propagandas nos aviões estava saindo do controle. E o pior é que a propaganda afixada nas janelas do 737 da GOL indicava um “mundo sem barreiras”, quando na verdade a própria propaganda era uma barreira na cara do passageiro.
Não demorou muito e um usuário do Twitter que se chama Jason Rabinowitz, que passa a sua vida voando pra lá e pra cá e escrevendo sobre a experiência do passageiro, postou uma reclamação para a GOL assim:

Ah Gol, isso não está certo. Propagandas na janela? Isso não é legal

Em seguida, endereçou o tweet pro CEO da GOL, Paulo Miranda:

Propagandas na janela que bloqueiam a visão é um insulto aos passageiros. Eu espero que você reconsidere esta ação“.

Apenas 8 minutos depois, o próprio C.X.O. da GOL respondeu o tweet:

Anotado. Verificando e trabalhando para remover [a propaganda]. Obrigado

Digam-me que outra ferramenta de comunicação atingiria o alvo tão rápido? E a presteza do Paulo Miranda em receber a mensagem, analisar e dizer que tomaria uma ação em relação a isso demonstrou um respeito ao cliente que normalmente não é visto por aí.

Empresas aéreas são mamutes muito complexos, regulamentados e difíceis de mudar o rumo. Quando um CEO em pessoa responde a uma preocupação, percebemos a força da Social Media.

_Ah, mas e a agência que criou a ação vai ficar no prejuízo?

Eu acho que muito mais gente (inclusive do exterior) acabou vendo a peça publicitária do que o originalmente planejado, então já está pago ;)

Atualizado: Paulo Miranda é CXO ao invés de CEO.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Eduardo Papa

    Olha, não sei se gostaria de ver propaganda assim não. Ads no gate e etc vá lá, mas dentro do avião e na janela ainda por cima, não… Gosto de olhar pra fora e poder ver a imensidão de nuvens e terra ao longe…

  • A ideia do uso do espaço em si foi boa, do ponto de vista do marketing. O problema é o tamanho e a localização da peça: grande e no meio da janela. Tivessem utilizado uma peça menor, somente no topo da janela (ou nas cortinas), ninguém ia se importar. Ou seja: acertaram a mira, mas erraram o alvo. De qualquer modo a resposta do Miranda foi rápida e providencial. Não se comprometeu com o pleito (nem deveria), mas cientificou o reclamante que o assunto seria analisado.

    • Daniel Agl

      Verdade Marcelo. E se, pelo menos, fosse combinado de que o passageiro poderia arrancar depois, a dor de cabeça que isso causou seria menor. Na minha opinião.

  • Roger Nicolodi

    As vezes uma propaganda considerada “ruim” acaba sendo muito positiva para as empresas, a rockstar pagou pessoas para darem notas negativas ao GTA V.

    • Klein

      Será que já ouve alguma empresa aérea com a unanimidade do GTA V? Acho que não…

  • Marcello Possebon

    Não sei até que ponto isso não é uma “ameaça a segurança” uma vez que vc tem um sticker gigante na frente da janela, ao que parece borrando o fundo, vai que é necessário realizar uma evacuação, vai ficar difícil de ver se não tem nenhum obstáculo, fumaça ou algo do tipo. Aí aquela história de pousar com a janela aberta não tem mais sentido

  • Fernando

    Publicidade dentro dos aviões já é comum em empresas low cost, mas publicidade nas janelas é o típico contrassenso que a gente já se acostumou a ver em bandas tupiniquins. Por sinal, a GOL parece ter todas as características de uma empresa low cost… exceto pelos preços das passagens.

  • Joao Luis Vefago Teixeira

    Se fossem um pouquinho mais espertos, deixariam a parte de dentro do celular sem o adesivo desfocado, para enfatizar a “qualidade” da tela do aparelho. Mas imagino que sejam apenas algumas janelas do avião, se a história não for fake.

    • Fernando

      Concordo!

  • Luiz Cardoso

    “Marketeros” em 2017.

  • Fernando

    Não há impeditivo em relação ao RBAC no quesito: “obstrução de janela”(se houver uma resolução nova, também desconheço); o que entendo é um trabalho de marketing que não foi bem sucedido por este plástico fôsco. Eu eu questiono, e os passageiros da última fileira dos A318 ou das fileiras do A320 Neo na Avianca, deveriam ser “compensados” por não ter janela?

    • Tiago Tiago

      Parece que a discussão não é sobre impeditivo regulamentar ou não, mas sim sobre o incômodo causado pela propaganda.

      Não parece também ser o caso de “compensar” quem está acomodado em “fileiras cegas”. Ali há uma restrição determinada pela engenharia e construção do avião. É uma situação diferente de uma afixação voluntária de uma peça publicitária na janela de um avião.

  • Fabrício José da Silva

    Acho um abuso das companhias aéreas colocar propagandas nas janelas da aeronave, visto que muitos usuários levam em conta na hora da compra de passagens aéreas localização do assento.

  • E ainda tem gente que não gosta de adblock. :-)

  • Joel Gayeski

    Estou estudando um pouco sobre Marketing na faculdade de Administração e vejo isso foi um baita erro. Certo, graças a esse cara e ao CXO da Gol, muitos viram a mensagem, porém, lembrarão mesmo é da obstrução na janela, não do celular.

    • Deleo Ribeiro

      Era de celular?

      • Joel Gayeski

        Não entendi, A propaganda na janela era de celular, aparece bem na foto.

        • Everton Toledo de Moraes

          Acho que foi uma piada.

  • Humberto Kubrick

    Fico feliz Lito ,em observar que você não desistiu do Blog e aos poucos retorna com assuntos interessantes .

    Abraços !

  • pedro

    Lito em cima do muro…

  • Wellington Silva de Farias

    Qual é a diferença entre CEO e CXO? Nem sabia que este último existia.

    • PauloHCM

      CEO é o chefão. CXO é apenas chefe da divisão de experiência, ou seja, ficar recebendo critica e elogios dos usuários…

Topo