banner livro

Putz… e o Airbus A380 batendo de novo a asa?

O Airbus A380 virou notícia novamente ontem no show de Paris, pena que não por um bom motivo.
De acordo com o IG e o UOL, a aeronave estava taxiando quando bateu a ponta da asa em um prédio (de acordo com a Flight Global, foi em uma pequena estrutura).

Não é a primeira vez que acontece, já que em Abril deste ano ocorreu uma colisão de ponta de asa em New York.

O ruim é que a colisão de ontem aconteceu no show aéreo de Paris e os danos foram tantos que todas as apresentações do A380 foram canceladas e pra piorar ainda mais, o principal concorrente (o Boeing 747-8i) está lá pronto pra angariar compradores e virou a estrela do show na casa do adversário.

Está ficando complicado para o A380 participar de shows aéreos, em 2009 fez um pouso duro no show de Oshkosh.

Se você está questionando se a batida de ponta de asa é por causa da envergadura (tamanho) dela, deixo este desenho que compara aviões mamutes (retirado da wikipedia), perceba que a asa do A380 é mais de 10 metros maior que o do Jumbo 747-8i.

No vídeo abaixo, que filmei através dos monitores da Emirates, aparece um A380 taxiando na frente do nosso avião, é possível perceber como as asas são longas e ficam para fora de uma taxiway tão larga quanto a de Dubai. Aqui em GRU, os motores externos ficam para fora da taxiway (como no filme de Oshkosh no link acima)

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo