banner pneufree.com

Qatar A350 charter abortando a decolagem em New York #Video

Foto: Zach Honig

Foto: Zach Honig

Um Airbus A350-900 da Qatar Airways, matrícula A7-ALG efetuando o voo charter QR-7452 de New York (JFK) para Doha (DOH) no dia 10 de Dezembro, estreou uma decolagem abortada com passageiros a bordo. E como estamos na era de “social media” tudo foi filmado e o vídeo já está no Youtube.

O procedimento foi normal e aconteceu durante a aceleração para decolagem na pista 22R. Os pilotos instruíram as comissárias para tomarem suas posições e avisaram a torre que não precisariam de assistência, mas precisariam de um tempo para analisar o ocorrido. De acordo com o AVHerald, houve um alarme durante a corrida.

Depois de duas horas, a aeronave decolou da pista 31L.

Abortar uma decolagem é um dos fatores que assustam os passageiros mas deveria ser exatamente o contrário, pois abortar um procedimento significa que algo não 100% operacional ocorreu antes que a aeronave atingisse uma velocidade limite (calculada a cada voo, para cada pista, para cada peso, para cada altitude, para cada temperatura, para cada potência, etc). Se o problema ocorrer após esta velocidade limite, o piloto decola a aeronave (porque é mais seguro voar do que tentar parar) e então retorna ao aeroporto de destino. Este vídeo aqui mostra uma decolagem abortada com perfeição após uma falha de motor na decolagem.

E aqui embaixo o vídeo do passageiro Zach Honig que estava no voo do A350 da Qatar.

Fonte de Referência: AvHerald

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo