banner livro

Qual o treinamento para dirigir um trator de pushback?

Respondendo a uma pergunta do Paulo Alaniz

E ae Lito, blz?
Então, queria saber como que é o treinamento ou curso, não sei, que fazem para dirigir aqueles tratores de pushback. Vi alguns dos seus videos, como o do A380, e me veio em mente isso.
Vlw Lito, abraço

Apesar de parecer, a operação de pushback não é tao complexa, requerendo muito mais treinamento prático do que teórico e uma dose cavalar de atenção e cuidado.

O treinamento é dado no próprio aeroporto (eu mesmo já dei treinamento, mesmo sem ser na verdade tratorista) pela empresa.
São raros os mecânicos que fazem pushback na aviação comercial, esta é uma função do tratorista. Acredito que a United seja a única no Brasil a fazer isso, pois no procedimento da empresa é o tratorista que tem que manter contato com o cockpit durante as manobras e a imensa maioria (senão totalidade) dos tratoristas não falam inglês. Nas outras empresas, o tratorista apenas faz o pushback e o mecânico vai ao lado do avião com o interfone. Agora lembrei que na Transbrasil o mecânico era quem fazia o pushback também.

Hoje em dia o único requisito legal para dirigir o trator é ter carteira de motorista categoria “E”, a partir dai você começa o treinamento conhecendo o trator e dirigindo para aprender como se comportar durante as curvas, já que os tratores maiores possuem as 4 rodas direcionáveis (alguns conseguem até andar de lado, como aquele em que faco o pushback do A380).

O tratorista também precisa aprender sobre as normas de segurança no patio de manobras, os nomes das taxiways, os nomes das posições, etc, afinal quando se esta fazendo pushback, você tem que colocar o avião aonde a torre mandar, por exemplo: “UA, livre pushback na Golf zero dois para o través da Golf zero zero proa Golf”

Depois dos conceitos aprendidos, o tratorista começa dirigindo o trator de frente somente com a barra de reboque conectada ao trator, fazendo curvas e controlando o deslocamento da barra e seguindo uma linha reta sem que a barra saia da linha.

Uma vez que já estiver controlando bem a barra de frente, o próximo passo é fazer alguns pushbacks muito lentamente com um instrutor no assento da direita, para sentir o peso do avião e o raio de curva que deve ser feito para que se coloque a aeronave sobre a faixa de taxi sem ultrapassar o limite permitido do trem do nariz. Esta parte é muito difícil de fazer as primeiras vezes e é comum “dar nó na barra” como falamos (atravessar o trator em relação a barra).

Depois que você já estiver confortável com o aprendizado, já pode solar. Depois de solar e pegar o jeito, entra a segunda parte do treinamento que é aprender a fazer reboque, com o trator conectado de ré e você tem que manobrar a aeronave e colocar na faixa sem nem ao menos enxergar a barra de reboque ou as rodas do nariz. Mais uma vez você vai com um instrutor do lado direito até treinar bastante e dominar a arte. Algumas pessoas comparam com fazer baliza com uma carreta, mas é um pouco mais difícil porque a carreta pivota em apenas um ponto (o cavalo com a caçamba) e o avião pivota em dois pontos (o trator, a barra e o trem do nariz).

Mas com pratica todos acabam dominando a “arte”.

Quanto vocês acham que ganha um tratorista? E quanto vocês acham que eles deveriam ganhar baseado nestas explicações acima?

Este vídeo tem mais de 3 anos, ta mal feitinho..rs.. mas mostra a visão dentro do trator.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo