banner livro

Quanto custa 1 litro de querosene de aviação? #pergunta

Um leitor perguntou quanto custava um litro de combustível de Boeing 777. Bem, o combustível de um Boeing 777 é o mesmo de um 737, que é o mesmo de um ATR42, que é o mesmo de um Brasilia: todos usam JET-A (ou JET-A1). Só quem usa gasolina mesmo são aviões que possuem motores a pistão.

Também não é possível definir o preço de um litro de Jet A, já que diversas empresas o fornecem no aeroporto e existe concorrência entre SHELL, ESSO, Petrobras, Etc, mas a média do litro para empresas internacionais sem contrato é de R$ US$ 1,98 por litro (sim, é bem mais barato que a gasolina dos nossos carro…rs). As empresas internacionais que possuem contrato pagam bem menos que esse valor por causa do volume mensal.

Mas sabe o que é realmente interessante sobre combustível? O gasto de uma empresa aérea com ele.

Recentemente, o CEO da United, Jeff Smisek, em uma entrevista para a CNN declarou:

Com os preços de hoje do petróleo, a United queima $25,000 POR MINUTO! Isso mesmo, 25 mil dólares por minuto só em combustível.

Por este valor, seria como se a United comprasse um A380 novo na fabrica toda semana, e jogasse fora depois.

Impressionante não?

Por esta razão o controle de gastos com combustível é tão importante em uma empresa aérea. A United passou a ser a maior empresa aérea do mundo apos fusão com a Continental.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo