Quantos quilômetros um Boeing 777 faz com um litro de combustível? #pergunta

Perguntaram neste post qual seria o consumo de combustível por quilômetro de um Boeing 777.
Obviamente não dá pra se calcular o consumo de um avião da mesma maneira que se calcula de um carro, pois as variáveis envolvidas são gigantescas. Entre as variáveis estão pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento, peso bruto, altitude, densidade do ar, entre outras coisas.

Além do mais, se vocês lembram do meu post sobre indicação de combustível, lá eu deixei claro que o volume de combustível é variável em função da temperatura e que por isso não se mede quantos litros tem em um tanque de avião e sim quantos quilos ou libras de combustível tem lá.

Mas, por puro prazer, resolvi fazer esse cálculo (sem nenhum valor científico) e se alguém achar algum erro em minha linha de raciocínio, por favor corrija nos comentários, eu agradeço.

Vou usar o Boeing 777-200ER como exemplo.

O primeiro passo foi achar uma tabela que mostrasse o consumo aproximado de combustível para determinada velocidade e determinado peso. Encontrei esta tabela no FOM (Flight Operations Manual) do Boeing 777

Olhando a tabela, escolhi a altitude de 39.000 pés (que é a média de um voo de cruzeiro) com um peso bruto de 420.000 Libras. Interpolando a tabela, isto nos daria um consumo de 12.620 libras por hora.

Convertendo libras para quilos, teríamos 5.724 KG/hora de consumo para aquelas condições.

Como a velocidade média de cruzeiro de um 777 é mais ou menos 880 KM/H, então teríamos um consumo por quilômetro de 6,50kg. Estamos quase chegando lá no cálculo…rs.. só precisamos saber quantos litros são 6,50kg.

A densidade padrão do combustível é 0,8028 KG/Litro (e aqui eu preferi usar a densidade padrão pois é bem complicado tentar descobrir a densidade do combustível a 39 mil pés, mesmo com as sondas indicando densidades em cada ponto do tanque, seria complexo conseguir uma densidade única, mesmo eu sabendo que devido a baixa temperatura lá em cima a densidade seria maior).

Voltando ao cálculo hipotético, com a densidade a 0,8028 cada quilo de combustível pesaria 802 gramas, logo teríamos um consumo de 8,09 litros a cada quilômetro voado.

Pra saber se isso seria aproximado e tirar a prova dos nove, calculei a distância em linha reta de Chicago a São Paulo pelo Google Earth e o resultado foi de 8.395 quilômetros. Multiplicando isto por 8,09 litros, seriam necessários 67.915 litros para fazer a viagem (em linha reta). Multiplicando estes litros pela densidade padrão, teríamos 54.467 quilos, que convertidos para libras daria 120.079 libras.
Como geralmente o voo de Chicago sai com combustível entre 140 e 170 mil libras para um voo normal (que inclui reserva e mais todos os desvios de rota), o cálculo que fiz de consumo até que está bem aproximado.

8,09 Litros a cada quilômetro é igual a 0,12KM/L. Esta é a resposta: Um Boeing 777 faz aproximadamente 0,12KM/L . Reclame agora que o seu carro só faz 8KM com 1 litro!. Por outro lado, o 777 leva quase 300 passageiros, e o seu carro apenas 5 :).

Conforme disse na introdução, é um cálculo hipotético baseado numa tabela sem considerar todos os fatores citados antes (principalmente a densidade), mas pelo menos temos algum número de consumo.

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Máximo.

    Boa conta! Acredito que da para se ter uma boa idéia, e digo mais, tá mais barato que transporte rodoviario isso.

  • Anderson

    Que post hem! ufa!!
    show de bola!

    abraço

  • brosig

    Muito bom.
    É mais ou menos como o caso das locomotivas diesel/elétricas, que o consumo é medido em relação à carga transportada.

  • Hmartins

    Só faltou colocar na conta de qual lado bate o sol, onde estava Osama quando morreu, temperatura das refeições na Galley e o Coseno da hipotenusa dos catetos complementares hehehe! Parabéns aí Lito!

  • Marlon Dutra

    Não sou piloto de 777, mas posso contribuir com informações do AeroBoero (AB115), que faz em torno de 6,15 km/l, desconsiderando ventos, claro. Acima de 10.000 pés, isso deve ir para uns 8-9 km/l. Mais ou menos o consumo de um carro V8 na estrada. Nada mau.

  • william wicziok

    Muito bom mesmo, utilizei do seus parametros para fazer as contas de um B738 e cheguei em uma média de 1,914 Litros a cada KM voado ou 0,52km/l.
    Valeu Lito.

  • http://twitter.com/rndomingues @rndomingues

    Beberrão hein? Mas se considerar a quantidade de pessoas que ele leva, dá uma relação consumo/passageiro bem mais baixa que a de um carro por exemplo, assim como as emissões de poluentes.

    Eu resolvi fazer a conta (também bem superficial) e descobri que se um 777 estiver com 300 passageiros embarcados, cada passageiro gastará aproximadamente um litro de combustível para cada 57,47km. Exatamente: 57,47Km por litro por passageiro!!! Acho que agora o T7 é bem mais economico que qualquer carro, só precisa estar cheio!

    Bacana o cálculo!

    Abraço

    • http://twitter.com/CesarLemos @CesarLemos

      Nada mal, né? Depois dessa nem dá pra dizer que os aviões são os vilões do meio ambiente.

  • http://www.facebook.com/people/Padu-Moraes/100001661861414 Padu Moraes

    Genial!!! hauehuaehuae meu Monza faz 7 km/l ! ^^ Meu carrão! ^^ huaehuaehuae amo ele a partir de hj!

  • http://twitter.com/CesarLemos @CesarLemos

    Garanto que o consumo do Electra o Lito sabe de cor desde o tempo da VARIG ;-)

  • https://www.facebook.com/people/Paulo-Vitor-Villar/100002158891995 Paulo Vitor Villar

    Muito bom!!!
    Adorei o Post!!
    Gostei também dos "aproximadamente", "variáveis", "sem nenhum valor científico", "aproximado" e "hipotético"!!
    Será que com todas essas ressalvas, alguém ainda irá criar algum caso??
    Parabéns!
    rsrsrs

  • PriusFan

    Lito, por que eles nao fazem que nem carro hibrido: quando ele freia, a bateria dele e' carregada? Esse povo da Boeing ta' bem atrasado, eles tem muito o que aprender com a Toyota.

    Ass.: Bob Loblaw.

  • thiago czigler

    lito, e minha dúvida e referente a como e medido o alcance ou autonomia de vôo que encontramos em algumas fichas técnicas pelo fabricante. São medidos com a aeronave vazia ou full, no load máximo? Abraço

  • Hiroshi

    pra ouvir o som dos GE90 vale a pena da um trago de pinga pra ele beber

  • Fabiano

    Legal. Gostei da resposta. 

  • sergio

    powww  muitoo  bomm  esse  cara ée bomm  mesmoo rs

  • O Doido Vinicius

    190 metros por litro, tem Landau que consome a mesma coisa que um avião!

  • Andre Carpegiani

    Apesar de antigo o post, e eu novo no site….heheheh….sou obrigado e escrever…
    Infinitamente mais barato que o transporte rodoviário…..Abraço Lito.

  • Jose

    Esta conta sua está meio estranha, não seria 8,096 litros?

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

       Ola José, você poderia demonstrar o calculo completo ou indicar onde você acha que esta errado? Grato.

  • Joao Leite

    ola lito, acho que vc pode me exclarecer,  comente  por favor,  sobre o consumo e gasto de um cruzeiro de 30,000(trinta mil quilometros), em um helicóptero, robson 44, ou, ec 120.
    meu nome é joão leite. muito obrigado.

  • Guilherme

    Concordo co o José. Você multiplicou 6,5 por 0,802, quando o correto seria dividir. Assim, temos 6,5/0,802 = 8,1 l. A razão está na definição da densidade, que é peso / volume. Assim, tendo o peso e a densidade, explica-se o cálculo correto. 

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Opa, concordo com vocês dois! Realmente errei na conversão, vou revisitar este post hoje no fim da noite, agora com dados reais de telemetria e não mais de tabela, assim poderemos ter um valor mais aproximado ainda. Obrigado!

  • Joao

    Pra calcular distancias em voo usem : http://www.distancias.tk

  • Joao

    Pra calcular distancias em voo usem : http://www.distancias.tk

    • Goytá

      Isso deu em uma daquelas páginas de domínio reservado (que enquanto alguém mais não compra, coloca links suspeitos). Se esse site um dia existiu, o registro do domínio venceu e ele foi reservado por essa empresa.

      Para distâncias simples de círculo máximo, uso o http://gcmap.com/ . Quem quiser uma rota de navegação aérea mais realista e elaborada, pode usar o http://landings.com/ . E há outros.

  • Magnus

    Muito interessante. Obrigado por compartilhar as informções. :)

Topo