banner pneufree.com

Quantos quilômetros um Boeing 777 faz com um litro de combustível? #pergunta

Perguntaram neste post qual seria o consumo de combustível por quilômetro de um Boeing 777.
Obviamente não dá pra se calcular o consumo de um avião da mesma maneira que se calcula de um carro, pois as variáveis envolvidas são gigantescas. Entre as variáveis estão pressão atmosférica, temperatura, velocidade e direção do vento, peso bruto, altitude, densidade do ar, entre outras coisas.

Além do mais, se vocês lembram do meu post sobre indicação de combustível, lá eu deixei claro que o volume de combustível é variável em função da temperatura e que por isso não se mede quantos litros tem em um tanque de avião e sim quantos quilos ou libras de combustível tem lá.

Mas, por puro prazer, resolvi fazer esse cálculo (sem nenhum valor científico) e se alguém achar algum erro em minha linha de raciocínio, por favor corrija nos comentários, eu agradeço.

Vou usar o Boeing 777-200ER como exemplo.

O primeiro passo foi achar uma tabela que mostrasse o consumo aproximado de combustível para determinada velocidade e determinado peso. Encontrei esta tabela no FOM (Flight Operations Manual) do Boeing 777

Olhando a tabela, escolhi a altitude de 39.000 pés (que é a média de um voo de cruzeiro) com um peso bruto de 420.000 Libras. Interpolando a tabela, isto nos daria um consumo de 12.620 libras por hora.

Convertendo libras para quilos, teríamos 5.724 KG/hora de consumo para aquelas condições.

Como a velocidade média de cruzeiro de um 777 é mais ou menos 880 KM/H, então teríamos um consumo por quilômetro de 6,50kg. Estamos quase chegando lá no cálculo…rs.. só precisamos saber quantos litros são 6,50kg.

A densidade padrão do combustível é 0,8028 KG/Litro (e aqui eu preferi usar a densidade padrão pois é bem complicado tentar descobrir a densidade do combustível a 39 mil pés, mesmo com as sondas indicando densidades em cada ponto do tanque, seria complexo conseguir uma densidade única, mesmo eu sabendo que devido a baixa temperatura lá em cima a densidade seria maior).

Voltando ao cálculo hipotético, com a densidade a 0,8028 cada quilo de combustível pesaria 802 gramas, logo teríamos um consumo de 8,09 litros a cada quilômetro voado.

Pra saber se isso seria aproximado e tirar a prova dos nove, calculei a distância em linha reta de Chicago a São Paulo pelo Google Earth e o resultado foi de 8.395 quilômetros. Multiplicando isto por 8,09 litros, seriam necessários 67.915 litros para fazer a viagem (em linha reta). Multiplicando estes litros pela densidade padrão, teríamos 54.467 quilos, que convertidos para libras daria 120.079 libras.
Como geralmente o voo de Chicago sai com combustível entre 140 e 170 mil libras para um voo normal (que inclui reserva e mais todos os desvios de rota), o cálculo que fiz de consumo até que está bem aproximado.

8,09 Litros a cada quilômetro é igual a 0,12KM/L. Esta é a resposta: Um Boeing 777 faz aproximadamente 0,12KM/L . Reclame agora que o seu carro só faz 8KM com 1 litro!. Por outro lado, o 777 leva quase 300 passageiros, e o seu carro apenas 5 :).

Conforme disse na introdução, é um cálculo hipotético baseado numa tabela sem considerar todos os fatores citados antes (principalmente a densidade), mas pelo menos temos algum número de consumo.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo