banner ad

Que saída :)

Airbus A320
Ontem, voltando do Rio pela Varig, tive o prazer e a sorte de voltar com um comandante que gostava muito de voar. Assim como em todas as outras profissões, há os que fazem as coisas por prazer e os que fazem por obrigação. E claro, você percebe a diferença claramente.

Pois bem, esse comandante (cuja nome eu perguntei à comissária e ela não soube me falar) fez uma das “saídas” mais lindas que já fiz a bordo de um avião grande (era um 767-300).
O dia no Rio estava esplêndido, um dia claro, com sol e poucas nuvens, e logo após a decolagem da pista 15 (sentido Maricá), senti os motores reduzindo a potência e o nariz abaixando (coisa não muito usual após a decolagem). Eu estava no assento 19L (janela do lado direito, sobre a asa) e ouvi o PA anunciando: Senhoras e senhores, é o capitão. Gostaria de informar que hoje é um belo dia para voar e faremos uma saída visual para apreciar o maravilhoso cenário do Rio de Janeiro, estamos nesse momento sobre o Aeroporto Santos Dumont” .

Eu calculei que estávamos a uns 3.000 pés de altitude(cerca de 1000 metros) e em baixa velocidade (como os flaps estavam recolhidos, talvez uns 190 nós (cerca de 350km/h) e sobrevoamos a cabeceira 20 das pistas do Santos Dumont, uma leve curva a direita e passamos no través do Pão de Açúcar, depois Copa, Ipanema, São Conrado e seguindo toda costa até a barra (onde eu pude ver uns prédios bem conhecidos ;-) e passando pelo Recreio, os motores aceleraram e subimos para nível de cruzeiro.

Durante todo o tempo, o Cristo ficou de olho na gente.

Parece uma coisa pouca ou uma bobagem, mas são momentos assim, de beleza e harmonia entre uma máquina que voa docilmente e a natureza maravilhosa que faz a vida ser tão boa.

Eu aprecio cada momento que me é servido assim de bandeja, porque a somatória de cada um desses momentos serão as lembranças do filme que verei quando chegar a hora :)

Ouvindo: Beatles – When I’m Sixty Four

p.s. A foto acima foi tirada pelo amigo Rick em Chicago, testando uma câmera que ele tinha acabado de comprar :)

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Jotape

    Woeeewww….tá aí Lito, fuçando o blog aqui mais uma vez e me deliciando com tudo o que leio…..cara, cada vez que decolo sinto a mesma sensação…..e a cada curva, cada balanço….até mesmo nas turbulências pesadas que peguei hoje, voltando de Curitiba para Campinas num Embraer 195 da Azul…aprecio tudo e a cada pouso agradeço a Deus pela vida e aos homens que criaram essa maravilha que é o avião……..Show de bola, e muito obrigado por manter este canal de informação aqui pra gente…

Topo