banner livro

Quiz #006

Mais um Quiz do Rids, em comemoração ao dia internacional das mulheres.

Quem foi a primeira mulher a voar no Brasil?

Valendo! Dica: sempre pode ter pegadinhas nos quizes do Rids :)

NancyWilemanPilot

Correto.
Teresa De Marzo e Anésia Pinheiro Machado foram contemporâneas e colegas no Aéro Club do Brasil, em São Paulo. Tiveram o mesmo instrutor, Fritz Roesler, com quem Teresa viria a casar. Teresa iniciou os estudos em março de 1921, Anésia, em dezembro do mesmo ano. O voo solo (sem a companhia do instrutor) de ambas aconteceu na mesma data, 17 de março de 1922. Teresa recebeu o brevet de nº 76 da FAI, em 8 de abril de 1922, Anésia, o de nº 77, no dia seguinte. Teresa abandonou a carreira de aviadora em 1926, ao casar, enquanto Anésia permaneceu em atividade por mais três décadas.
Anésia foi homenageada por Santos Dumont por ter realizado o primeiro voo interestadual em 1922. Também foi a primeira brasileira a realizar a travessia da Cordilheira dos Andes e uma viagem transcontinental pelas três Américas, ambos em 1951. Em 1954, foi proclamada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), durante a Conferência de Istambul, Decana Mundial da Aviação Feminina. Recebeu dezenas de condecorações civis e militares, nacionais e estrangeiras.

Muitos anos depois foi patronesse da primeira turma a formar uma pilota na Varig. Esta pilota se chama Kalina Yeda Cox de Barros Dias e atualmente comanda aviões pela Emirates.

Fonte: Wikipedia

Tags:

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo