banner livro

Quiz #11: Por que desistiram?

Sardinhas-em-lata

Mais um Quiz do Rids. O voo XPTO138, com destino a Porto Alegre-RS, realiza o embarque de 190 passageiros numa aeronave Airbus A321-200, equipada com motores CFM56-5B2 e em posição remota do aeroporto de Guarulhos-SP. A APU está inoperante. A temperatura externa é de 32ºC, o vento é de 2km/h e a umidade relativa do ar é de 68%. Será abastecida com 18000kg de combustível.

Devido a problemas de acesso ao local da sua posição, a unidade de ar-condicionado não consegue chegar antes do ônibus de passageiros e a temperatura da cabine beira os 42ºC quando começam a ser embarcados. A unidade finalmente chega quando o último passageiro foi embarcado e começa a tentar diminuir a temperatura interna sem muito sucesso, uma vez que ela se encontra agora passando dos 48ºC. O abastecimento e o embarque de bagagens já foram encerrados.

O comandante aguarda autorização para o taxi. Porém, por sua posição demandar a movimentação de outras aeronaves para o pushback, a aeronave não se move por mais de 20 minutos. Os passageiros se agitam por não verem nenhum indício de solução para o desconforto térmico insuportável e cogitam abrir a janela de emergência, mas desistem logo em seguida.

Pergunta: por que desistiram?

Tags:

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo