banner livro

Referências do filme “Aviões” da Disney (2013)

Bom,

Vocês leitores do Aviões e Músicas já devem ter ido assistir o filme “Aviões”, que estreou dia 13 de setembro aqui no Brasil. Pois bem, o filme é como algumas equações de cálculo, quanto mais você deriva, mais coisa aparece!! Debaixo de um filme aparentemente infantil, há toda a temática da aviação, e prestando um pouco de atenção, nota-se vários aviões conhecidos, como o Vought Corsair e os F/A-18.

Porém, é indo um pouco mais além que vemos referências incríveis à história da aviação, referências estas que não são nada óbvias e que só vai perceber quem é bem curioso – como o Dusty, que sabe até os títulos ganhos pelos outros participantes da corrida!

Chupacabra

Apesar de no filme ser um mexicano, El Chupacabra é baseado quase que totalmente em um avião de corridas da década de 30, chamado Gee Bee Model R, mais conhecido apenas como Gee Bee.

Disneys-Planes-El-Chupacabra

Skipper

Skipper é um caça da 2ª Guerra Mundial, mais especificamente um Vought F4U Corsair, e por isso é chamado de “Corsário” em um momento no começo do filme. Este avião foi importantíssimo no desenvolvimento da 2ª Guerra nas batalhas travadas no Oceano Pacífico e no Sudeste Asiático. Apesar de não conhecer o suficiente sobre o desenrolar da guerra naquela região, acredito que as missões que Skipper conta para Dusty devam ser todas missões históricas – algumas das batalhas citadas eu já ouvi falar ou o nome não me é estranho. Talvez o Goytá possa falar mais a respeito!

Skipper

777

Quando Dusty chega a Nova Iorque, no movimentadíssimo e famoso aeroporto JFK, recebe dicas de táxi de um grande avião comercial. Tripp é um Boeing 777-300ER que no Brasil possui pintura branca e vermelha, mas que na versão norte-americana ostenta a nova pintura da American Airlines. No final do filme, quando Dusty está cercado por jornalistas, aparece outro 777, porém cargueiro!

Disneys-Planes-Tripp

Bulldog

O Bulldog nada mais é que um De Havilland DH.88 Comet. Comet? Sim, o nome foi utilizado em dois aviões da fabricante, neste e no avião comercial a jato, famoso pelos seus acidentes de descompressão explosiva. Acredito que é o avião que carrega mais simbolismo entre os personagens principais. Isto porquê, assim como El Chupacabra/Gee Bee, este também era um avião de corridas da década de 1930. Mas não é só isso: este modelo foi desenvolvido especificamente para a corrida aérea MacRobertson, cujo trajeto era de Londres, Inglaterra, até Melbourne, no sul da Austrália. Esta corrida marcou a aviação e comprovou a eficiência dos projetos americanos da época, uma vez que um Douglas DC-2 (pai do DC-3) chegou muito bem colocado, lembrando que já era um avião de passageiros, enquanto os concorrentes europeus eram todos aviões de corrida!!

Disneys-Planes-Bulldog

Bravo e Echo

Essa é fácil, estes dois formam um elemento de Boeing F/A-18E Super Hornets. Porém, na dublagem original, há um homenagem ao clássico filme Top Gun, aquele com o Tom Cruise e o Val Kilmer… que dubla o Bravo!

Disneys-Planes-Bravo-and-Echo

Carolina/Rochelle

Esta personagem é a forma de trazer o filme mais próximo de mercados mais influentes. No original, ela é canadense e se chama Rochelle. No Brasil, é brasileira, se chama Carolina e é dublada pela Ivete Sangalo. É uma aeronave misturada: é, basicamente, um Diamond DA42, com pitadas de Honda Jet (a região dos pára-brisas/olhos) e a cauda em V muitíssimo bem escolhida, que apesar de não ser inspirada em nenhum avião específico, remete a 3 aviões históricos: o Beechcraft Model 35, o famoso Bonanza cauda em V; o treinador francês Fouga Magister, que chegou a ser utilizado pela Esquadrilha da Fumaça; e o Lockheed F-117A Nighthawk, considerado o primeiro avião furtivo (Stealth), isto é, não detectável por radares.

Disneys-Planes-RochelleCarolina-11.0_370.08_DTS_v002.0026

Ned e Zed

Os capangas do Ripslinger são baseados nas 3 aeronaves que corriam na Red Bull Air Race: Zivko Edge 540, MXS-R, e o Corvus Racer 540.

Disneys-Planes-Ned-and-Zed

Ishani

Por fim, temos outra personagem híbrida, Ishani. Em grande parte, lembra o Beechcraft Starship, uma aeronave lindíssima, projetada pelo mago Burt Rutan. Porém, o Starship era bimotor e Ishani é monomotor, com algumas características similares ao obscuro AASI Jetcruzer 500 e à raríssima variante “E Racer” de outra aeronave de Burt Rutan, o Long-EZ.

Disneys-Planes-Ishani

É isso. Devo assistir o filme novamente e se perceber algo a mais, venho aqui compartilhar com vocês! E vocês, identificaram mais o quê???


Lucio Daou

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo