banner livro

Rock Nacional dos Anos 80 em versão Mashup by Lito DJ

A maioria das produções de música eletrônica têm sua base formada em volta de samples e loops, pelo simples motivo deste tipo de músicas ser feita para dançar “4 on the floor”, com o bumbo da bateria marcando o ritmo. Com o Rock é um pouco diferente, algumas mixagens possuem a marcação mais na caixa do que no bumbo.

E aí pensei: Depois de aceitar fazer um mixtape eclético, por que não tentar criar loops com Rock Nacional e fazer um Mega MashUp?

Juntei minhas velharias musicais e a inspiração e comecei a recortar e “trimar” os loops, chegando a resultados bem interessantes (como na música Garota de Berlin). Dependendo de onde o corte é feito, é possível deixar uma frase em português ininteligível (confiram na música Inútil do Ultraje a Rigor e o abuso em Garota de Berlin, em que transformei as frases em outras coisas).

Durante a produção do mix, ficou latente o quanto a tecnologia de software para música evoluiu, e hoje temos mais poder de produção em casa do que as bandas tinham nos estúdios de gravação na década de 80. De fato, tive que encorpar a bateria do Ultraje e dos Titãs para chegar na pegada que eu queria pro mixtape (usei samples de bumbo e caixa de música eletrônica estilo House) pois a mixagem original destas músicas é horrível.

Eu curti muito fazer o mashup e acabei desenvolvendo uma técnica que vai ser muito útil nos meus futuros Mashups, de rock ou do que quer que seja, vem aí muita música boa :)

Enjoy, o playlist aparece ao clicar no Play do Mixcloud aí embaixo (a dica para usar o Mixcloud para stream veio do Lvcivs, e eu gostei bastante depois de entender o funcionamento). E se você gosta de ouvir usando o celular, tem o aplicativo Mixcloud para Android e IOS, e você pode assinar o Litodj e ter acesso aos mixtapes e mashups assim que eles forem uploaded. Se prefere baixar pro seu HD, download aqui.

Mega Mashup Rock Brasileiro dos anos 80 by Lito Dj on Mixcloud

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo