banner livro

Saiba quais são os documentos obrigatórios de uma aeronave em voo

Sempre que uma aeronave é entregue para voo ela deverá estar acompanhada de seus documentos, incluindo um jogo de manuais com os quais o piloto deverá se familiarizar para poder voar nessa aeronave. No Brasil, exceto para aeronaves estrangeiras que necessitam de autorização  específica para operação no país, o RBHA (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) 91.203 requer a bordo, no mínimo, os seguintes documentos válidos para a operação de uma aeronave da aviação geral:

  1. Certificado de matrícula
  2. „„Certificado de aeronavegabilidade
  3. „„Lista de verificações (checklist)
  4. „„NSCA 3-5 e 3-7, expedidas pelo CENIPA;
  5. „„Apólice de seguro ou certificado de seguro com comprovante de pagamento;
  6. Licença de estação da aeronave;
  7. „„Ficha de Inspeção Anual de Manutenção (FIAM) ou registro dos últimos serviços de manutenção que atestaram a IAM.

Além dos documentos citados, o CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica) determina o controle das horas de voo, da tripulação e da manutenção da aeronave. Para isso, foi criado o Diário de Bordo.

Todos esses documentos são necessários para atender à legislação e garantir à sociedade que essa aeronave está sendo operada dentro dos padrões de segurança estabelecidos. Assim, é importante que o piloto entenda a importância desses documentos e como eles devem ser interpretados, principalmente os registros de voo, de manutenção e o conteúdo dos manuais de voo, que tem a missão de esclarecer quais são as orientações e procedimentos necessários para a correta operação da aeronave.

Fontes:

  1. CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica)
  2. UnisulVirtual, Antonio Carlos Vieira de Campos. Conhecimento Geral das Aeronaves.

Tags: ,

Sobre o Autor

Sou aluno do curso de Piloto Comercial e tenho como objetivo me tornar piloto de uma grande companhia aérea.
Topo