Saiba quais são os documentos obrigatórios de uma aeronave em voo
Sempre que uma aeronave é entregue para voo ela deverá estar acompanhada de seus documentos, incluindo um jogo de manuais com os quais o piloto deverá se familiarizar para poder voar nessa aeronave. No Brasil, exceto para aeronaves estrangeiras que necessitam de autorização específica para operação no país, o RBHA (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica) 91.203 requer a bordo, no mínimo, os seguintes documentos válidos para a operação de uma aeronave da aviação geral:
- Certificado de matrícula
- Certificado de aeronavegabilidade
- Lista de verificações (checklist)
- NSCA 3-5 e 3-7, expedidas pelo CENIPA;
- Apólice de seguro ou certificado de seguro com comprovante de pagamento;
- Licença de estação da aeronave;
- Ficha de Inspeção Anual de Manutenção (FIAM) ou registro dos últimos serviços de manutenção que atestaram a IAM.
Além dos documentos citados, o CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica) determina o controle das horas de voo, da tripulação e da manutenção da aeronave. Para isso, foi criado o Diário de Bordo.
Todos esses documentos são necessários para atender à legislação e garantir à sociedade que essa aeronave está sendo operada dentro dos padrões de segurança estabelecidos. Assim, é importante que o piloto entenda a importância desses documentos e como eles devem ser interpretados, principalmente os registros de voo, de manutenção e o conteúdo dos manuais de voo, que tem a missão de esclarecer quais são as orientações e procedimentos necessários para a correta operação da aeronave.
Fontes:
- CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica)
- UnisulVirtual, Antonio Carlos Vieira de Campos. Conhecimento Geral das Aeronaves.