banner livro

Saída (SID) estranha de GRU ontem – Pista 09L

Ontem peguei o vôo 842 da United para Chicago e com o tempo muito ruim que fazia em Guarulhos com chuvas e raios, foi executada uma saída que eu não conhecia.

A decolagem foi pela 09L, e geralmente faz-se uma curva a direita após o VOR de Bonsucesso (BCO – saída Congonhas 3). Mas ontem praticamente foi mantido o heading da pista por um longo tempo e a baixa altitude e velocidade. Eu estava na classe executiva (8A), sentado de costas para o nariz do avião, de tal maneira que podia ter uma bela visão da entrada de ar do motor 1 e de toda a asa. A quantidade de água que entrava no motor era brincadeira, e o efeito se acentuava ainda mais por causa da iluminação da “wing light”. O bichão deu várias afundadas por causa do tempo ruim (é muito bom voar de costas a propósito).

Seguimos direto até São José dos Campos e a mais ou menos 80 milhas de GRU é que iniciamos uma curva a esquerda. Preciso dar uma olhada nas cartas de GRU pra saber que saída é essa ou se foi executada por vetoração por causa da tempestade (talvez a Nemo 09 alongada até após SJC?). Se alguém souber pode deixar nos comentários.
Esses valores de distância eu peguei no moving map.

A chegada em Chicago foi tranqüila, com neve na aproximação mas nada de muito grave (light snow), pena que a aproximação não foi aquela bonita que passa pelo lago Michigan com a sears towers à esquerda.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo