banner pneufree.com

Santos Dumont e seu maravilhoso Demoiselle, o reconhecimento na terra dos irmãos Wright

Demoiselle, primeiro avião  a ser construído em série no mundo

Demoiselle, primeiro avião a ser construído em série no mundo

Os irmãos Wright voaram primeiro, três anos antes de Santos Dumont.
Em 1908, já voavam por mais de duas horas, enquanto os europeus se mantinham no máximo 15 minutos no ar. Em 1916 já estudavam aerodinâmica em túnel de vento (foto abaixo).

Túnel de vento desenvolvido pelos Wright Brothers em 1916

Mas apesar disso tudo, Santos Dumont foi muito mais importante para a aviação como a conhecemos hoje. Os Wright fechavam seus voos para a imprensa, não permitiam a presença dela com medo de que seus projetos fossem roubados antes de serem patenteados.

Dumont não, ele sonhava com algo melhor para a humanidade e ao desvendar soluções magníficas em seu Demoiselle, disponibilizou seu projeto de graça para quem quisesse ter uma máquina voadora. E o Demoiselle foi o primeiro avião em série a ser construído, com mais de 300 unidades fabricadas, até mesmo nos Estados Unidos.

Apesar de tudo isso, Alberto Dumont não possui o reconhecimento do povo americano como um dos precursores da aviação, por isso a importância do projeto iniciado pelo falecido Fernando Arruda Botelho, de construir réplicas do Demoiselle e educar o mundo a respeito do pioneiro brasileiro.

Peço desculpas pelo vídeo abaixo, no dia em que a réplica do Demoiselle estava voando eu cheguei a Oshkosh com uns minutos de atraso, e quando ouvi as palavras pelo sistema de som e o barulho do pequeno motor, comecei a gravar sem ter tempo de trocar a lente da câmera, e acabei filmando em grande angular, mas vale a pena assistir e ouvir as palavras do narrador americano.

Considero Santos Dumont como o personagem histórico de maior importância do nosso país, e nem aqui ele tem o reconhecimento a altura do que fez.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo