banner livro

Se foi pássaro, porquê precisa investigar?

Ainda de molho por causa da cirurgia, vou aproveitando pra exercitar os dotes literários no blog explicando algumas coisas que a imprensa não mostraria sobre o acidente com o voo 1549 da US Airways.
Uma pergunta que a Nita fez: Se já sabem que foi pássaro, porquê tem que tirar o avião do rio pra investigar?
Por que a próxima fronteira da segurança na aviação sempre vem do aprendizado das coisas que deram errado.
É preciso investigar para saber por quê os motores do Airbus A320 pararam após o choque com os pássaros! Não adianta apenas dizer que eles pararam porque foram atingidos por pássaros. Aquele A320 era propulsionado por dois motores CFM56-5B4/P certificados para suportar os seguintes requerimentos em caso de ingestão de pássaros:
Bando de Pássaros: O motor deve suportar a ingestão de um bando de pássaros (até 5 pássaros de 700 gramas cada) e não perder mais do que 1/4 de sua potência e continuar a funcionar por 5 minutos na configuração de potência de decolagem.
Um único pássaro: O motor deve suportar a ingestão de um pássaro grande de 1,8kg e poder ser desligado com segurança. Quando um pássaro grande é ingerido, não há requerimento para manter operação contínua.
(fonte: FAA)

Então, será que entraram mais do que cinco pássaros em cada motor? Será que realmente os dois motores foram atingidos? Será que a falha dos motores foi “contida” (mesmo destruído por impacto, um motor não pode se desintegrar e atingir outras partes do avião). Será que há maneiras mais eficientes de evitar colisões com pássaros?
Não há maneira de responder a estas e muitas outras questões sem remover a aeronave e o motor esquerdo que está no fundo do rio e fazer uma investigação completa, que levará quase um ano e ao final trará novas recomendações, limites, projetos e treinamentos e no final o ciclo se repete, tudo em prol da segurança.

A propósito, vejam esse clipe que mostra uma colisão com pássaro durante o pouso de uma aeronave pequena. Se o pássaro tivesse pegado um pouco mais pra direita do avião, talvez esse filme não existisse no youtube.

Algumas fotos da aeronave que foi içada nesta madrugada e colocada no pier:
A320 Us Airways Hudson RiverUS Airways A320 Hudson RIver

.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo