banner ad

Se o Transponder é tão importante, por que o piloto pode desligá-lo?

air_nelson_dh8c_zk-nef_mercer_090809_1

Resposta rápida: Por segurança!

Resposta longa: O Transponder fornece sinais de identificação da aeronave para o radar de controle de tráfego aéreo (ATC). Estas informações incluem o código digitado no painel do transponder, prefixo do avião, velocidade, altitude, etc (mais ou menos como na imagem acima). Acontece que toda esta informação só é útil quando o avião está voando, por este motivo logo após o pouso os pilotos passam o Transponder para a função “Stand by”, que em essência corta as transmissões de informação para o ATC.

Se o transponder permanecesse transmitindo, a tela do radar do aeroporto ficaria totalmente congestionada com os dados de todos os aviões no solo e perderia a função de vigilância com os que estão voando. Para terem uma idéia de como o desligamento é importante, o Aeroporto de Guarulhos, que possui radar de solo, tem sua operação atrapalhada se apenas 1 avião pousado não desligar seu transponder. É comum os fiscais de pátio saírem em busca de qual avião está transmitindo a informação para que seja desligado. Se alguém que trabalha em vigilância radar quiser acrescentar algo, fique a vontade.

Além desta chave no painel de controle do Transponder que o coloca em STDBY, há também um “Circuit Breaker” em algum lugar, que nada mais é do que um disjuntor elétrico avançado. Esta outra forma de desligar o transponder está lá para o caso de falha elétrica ou um curto circuito, ou seja, para proteger a aeronave.

Mas este sistema não poderia ser automatizado e só ligar durante o voo e desligar após o pouso? Sim, poderia – Mas considerações de projeto fazem análises profundas de risco e confiança (reliability), e a melhor solução ainda é ter o controle manual do piloto.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo