banner livro

Segura peão!

Durante a corrida inicial de decolagem em Londrina, um A320 da TAM deu uma leve derrapada (na falta de um termo melhor, pois não é uma derrapagem na verdade).

Captura de tela 2015-11-13 15.36.06

É óbvio que não houve feridos, porque não houve um acidente, apenas algo anormal que nós, daqui de fora, não temos capacidade de analisar.

  • Será que um motor perdeu potência de repente fazendo com que a aeronave guinasse?
  • Será que os freios travaram em um trem de pouso causando a guinada?
  • Será que foi “pilot induced oscilation“?

Não sabemos, mas isso é irrelevante. A relevância é que algo deu errado e foi controlado como manda o manual, com a decolagem sendo abortada e posteriormente a aeronave foi rebocada da pista. Segurança acima de tudo.

Este é mais um motivo para que os senhores passageiros sigam os procedimentos e mantenham os cintos de segurança SEMPRE afivelados (e apertados durante decolagem e pousos).

A propósito, grosseiramente falando, um avião se comporta no chão como aqueles carrinhos de supermercado que possuem 3 rodas, sendo a dianteira livre e fora do centro para manter a direção. Quando prende um caroço de feijão em uma roda de trás o que acontece? … Eu e minhas analogias :)

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo