banner livro

Simulador para Iphone X-Plane 9

O Anderson vai adorar e o Jorge vai ranger os dentes.

Ao contrário de jogos de vôo em que você tem que derrubar um oponente ou destruir alvos em terra, fazer um similador de vôo “real” pertence a outra categoria de jogos. Para jogadores de “guerra”, os simuladores parecem jogos chatos ou simples demais, mas criar um simulador realista e com instrumentação, nuvens e vento requer um razoável poder de processamento… e é aí que o bicho vai pegar agora: A Laminar Research’s acabou de lançar o X-Plane 9 (por apenas US$ 10,00) em uma demonstração incrível da potência que a plataforma do Iphone está oferecendo aos programadores. Vejam abaixo algumas screens do simulador para o Iphone com m aincrível qualidade (lembrar que estamos falando de um dispositivo portátil)
 

 

Em um nível mais básico, as funções do X-Plane são ativadas usando o acelerômetro do Iphone para simular o movimento da aeronave (inclinar o Iphone para trás faz o nariz subir, e para frente o nariz descer, como se fosse um manche). No solo, inclinar para esqueda ou direita aciona o steering e em vôo os ailerons. Por enquanto o leme é coordenado.

Na imagem abaixo dá pra ver um tipo de HUD (heads-up display) com os instrumentos básicos e mais dois botões para freios e trem de pouso. Manetes e Flaps são ajustados por sliders dos dois lados da tela que só aparecem ao tocar na tela ou durante o ajuste.

 

 

Decolar é moleza, é só acelerar e soltar os freios e então inclinar o Iphone pra trás quando chegar na velocidade correta.

 

 

Já voando, os acelerômetros do iPhone manobram a aeronave com controle e sensibilidades realísticas e diferentes para cada aeronave que você estiver pilotando. Dá para escolher quatro aviões diferentes: um Cessna 172, Cirrus Vision, Columbia 400 e um Piaggio Avanti, com características de vôo e instrumentos específicos para cada aeronave.

 

 

Como em todo simulador, várias câmeras (ou ângulos de visão) são possíveis, assim como zoom e ponto fixo no solo.

 

 

 

Esta função, que já é sensacional no X-Plnae para desktop, também está presente na versão para o Iphone, que é a representação gráfica das forças agindo na aeronave durante o vôo.

 

 

Também presentes no aplicativo, cenários completos com montanhas, lagos, etc. E apesar da área ser bem pequena em relação à versão do desktop (óbvio), esta área inclui uma razoável variedade de cenário natural, três aeroportos e uma estação de VOR e Localizer. Uma visão de mapa também está presente.

 

 

 

Os instrumentos do cockpit são completos, com o set  completo para vôos IFR (airspeed, HSI, altimetro, indicador de turn and bank (pau e bola), VOR e heading e VSI (vertical speed).Mais pra baixo, dois rádios de navegação para sintonizar o VOR e ILS.

 

Quando em visão dos instrumentos, dá pra fazer um vôo FULL IFR e até pousar sem visibilidade via ILS com full Localizer e Glideslope. Ainda não tem indicações de Outer/Inner markers, mas essa é só a primeira versão pro Iphone!!

 

Como em todo simulador de grande porte, dá pra ajustar o clima, o ambiente, a hora de vôo e condições do tempo (incluindo teto e velocidade e direção do vento), e até o centro de gravidade e peso da aeronave, que obviamente vai refletir nas caracerísticas de vôo do modelo escolhido. Tudo isso num Iphone…

 

 

 

Um ponto importante é que por vezes o aplicativo não deu partida, mas parece que é um problema do Iphone e não do aplicativo (já que acontece isso também com outros aplicativos que demandam muito processador e memória), mas um restart do Iphone resolve o problema. Se você levar em conta a quantidade de matemática e física envolvidas em um simulador de vôo, esse  X-Plane 9 é possivelmente o aplicativo mais sofisticado jamais feito para o Iphonei. O modelo de vôo é muito realista, ao ponto de considerar até precessão giroscópica no indicador de Heading. De fato, a única limitação percebida é a falta de controle do leme, no entanto isso só afeta manobras complexas e não limita o vôo normal já que as curvas são automaticamente coordenadas.Depois desse aplicativo monstro, que custa somente US$ 10,00, talvez os developers preguiçosos parem de fazer qualquer aplicativo meia-boca cobrando os tubos por coisas que deveriam ser freeware (twiterrific por exemplo) .A Microsoft/ACES vai ter que correr muito atrás do X-Plane pra criar uma plataforma nova de desenvolvimento, uma vez que o Flight Simulator da MS já está há muito tempo usando a mesma base de código (pelo menos desde 2000).
Fotos e tradução livre minha do artigo original.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo