banner ad

Skydrol, o terror dos mecânicos

Quem trabalha em manutenção de aviões (ou estuda para ser um técnico dessa área) já ouviu falar na fama de um óleo hidráulico chamado Skydrol. Este óleo, de cor púrpura, é atualmente usado nos sistemas hidráulicos de todos os aviões comerciais. SkydrolEle é um óleo sintético, a base ester-fosfato que possui características de alta resistência ao fogo (em outras palavras, o ponto de ignição dele é altíssimo assim como o seu ponto de congelamento). Este óleo é tão bom no que faz que todas as grandes fabricantes de aviões o utilizam.
Mas, porque a “má fama” entre os mecânicos?
Por que esse diabo roxo aí é extremamente irritante para pele e para as mucosas dos seres humanos. Quando ele entra em contato com a pele, causa irritação e coceira, mas e só lavar que passa. O problema mesmo é quando ele cai no olho…. vocês não têm idéia do que dói quando ele entra em contato com a mucosa do olho. Eu usei a palavra certa, ele não arde, ele dói a ponto de você não conseguir abrir o olho. Por isso, na foto, quando trabalhamos junto ao Skydrol é sempre bom ter uma garrafa de lava-olhos por perto (foto 1), porque você não vai conseguir andar até uma torneira próxima. E se você é homem, não esqueça de lavar muito bem as mãos antes de ir no banheiro, porque se vc pegar no seu brinquedo com a mão suja de Skydrol, um outro significado de dor vai ser adicionado ao seu dicionário..rs. Sydrol
Um outro probleminha que o skydrol causa é quando ocorre um vazamento, pois ele ataca e destroi a pintura da aeronave (ver foto 2), e ao pisar em uma poça de skydrol, seu sapato derrete também.
Já deu pra ter uma idéia do quanto gostamos desse óleo não é?
Em tempo, o Electra não usava Skydrol, usava óleo mineral que não agredia a pele e tecidos dessa maneira. Tinha gente que até usava o óleo mineral como bronzeador!

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Lvcivs

    Pô, não seria mais prático usar um óculos de proteção ao lidar com o SkyDrol?

    • @Lvcivs, mas quando se vai trabalhar com ele se usa óculos de proteção e luvas apropriadas (não podem ser de borracha, já que ele derrete a borracha). O problema é quando você tá passando por uma área e tem um vazamento "vaporizado" (só o vapor do Skydrol faz o mesmo efeito) sem que você saiba. Quando sentir o cheiro do óleo, é pq o vapor já foi pro olho..rs

      • nigmann

        Lito, apesar de ja ter passado algum tempo desta postagem acho importante você mencionar que quando o skydrol e vaporizado e existe pessoas perto causa sufocamento, causando tosse excessiva!

  • Nossa adorei! Agora já tenho mais um método de tortura. Quando alguém me irritar muito, vou usar aquele bico dosador que nem o do pato purific para jogar Skydrol dentro do ouvido da pessoa!!!!

    O Nome é tão bonito… Skydrol… Sky… drol… nossa eu vou batizar meu filho com esse nome! ehhe

    Abraços :P

  • Gêneses German

    entao essa skydrol (skol) desce quadrado?!! rsrsrs…. minha sogra vai adorar beber esse negocio!!

  • Elen Davis

    Gostei da parte do " brinquedinho" KKKKKKKKKKKKKK eh pra tortura….. interessante…… pensarei a respeito! Vou pedir um frasco pro pessoal amanhã lá no Hangar hehehehheeh mauuuuu hehehehehe

  • Elen Davis

    Alias nova sugestão pro nome HELLDROL mais apropriado não?!?!? rsrsrs

  • Lucas Kok

    Lito, você não tem idéia de quanto eu ri lendo este texto hahahaha! Muito bom, parabéns!

  • Generoso Ferrero

    Lito, o pessoal tem se divertido com história do Skydrol;

    fico imaginando o que seria ( e sei disso) um banho de

    Skydrol durante um serviço, será que voces sabem o que

    é isso. Houve um colega que passou por essa situação

    não tão agradavel.

    Abraços

  • e um bom material mas temos queter muito cuidado,principal mente quando atinje os olho,providencias lavar com bastante Água ou a plicar uma solusao a nasjetico oftamica,se a dor persestir vai au um medico

  • Enio

    Em fase de testes, o skydroll foi exposto a uma chama de 6000 graus e não inflamou, acreditem ou não. Além do altíssimo ponto de ignição, ele também não congela…rs…mas pior do que ele em termos de contato com a pele e os olhos, temos o querosene. Esse é terrível…

    Enio Luis

    • Eduardo

      Não… o querosene é de menos. geralmente quando eu preciso olhar p/n e serial de algo no trem de pouso, uso querosene para limpar a placa e minhas mãos ficam cheias de querosene. O skydrol com certeza é beeeem pior. quando li sobre derreter o sapato, lembrei que outro dia fui confirmar o serial de um motor e tinha uma poça de skydrol embaixo dele e eu estava em cima de uma plataforma de metal. tive que me segurar o tempo todo pra não cair pois o sapato de segurança fica extremamente escorregadio quando se pisa em skydrol pelo fato de a sola derreter.

  • Sespadim

    Casa de máquinas dos bancos de testes de sistemas hydraulicos da base POA da saudosa Varig. O pedreiro fazendo um reparo no piso da casa de máquinas sentou no chão para trabalhar melhor com a talhadeira. 10 minutos depois ele para o serviço reclamando de queimação nas nádegas !!!!!! Skydrol nos olhos dos outros é refresco !

  • Pingback: 12 Coisas incorretas que não deveriam ser publicadas sobre viagens de avião : Aviões e Músicas()

  • Guest

    Reddit… :/

  • Wagnão

    Seja da forma que for, líquido ou vaporizado, o Skydrol encontra seus olhos!

Topo