banner ad

Sobre os Aerolitos

Numa de minhas últimas viagens a serviço, assisti a um documentário [Generation Like] sobre o poder da comunicação por vídeo que o Youtube (e o Facebook) trouxeram, e a maneira como os jovens interagem mais com o recurso audiovisual, e resolvi criar uma espécie de programa semanal (além dos vídeos que costumo publicar normalmente) em que pudesse explicar alguns assuntos interessantes da aviação.

O primeiro vídeo que fiz neste formato foi “Os três eixos imaginários de um avião“, porém na época ainda não havia assistido ao documentário e acabou sendo apenas um embrião. Após o documentário, resolvi ler mais sobre algumas técnicas no Youtube e fiz o piloto de uma futura série ainda sem nome, que foi o vídeo com os comentários sobre o acidente com o GermanWings.

Com a recepção positiva e incentivo do pessoal que assistiu, fiz o segundo vídeo e o batizei como AeroLito, e coloquei como meta publicar um vídeo no formato toda Quinta-Feira, as 20h00.

Quem me segue no Twitter ou no Facebook já vem acompanhando a série desde o “segundo” capítulo. Quem quiser fazer a maratona, essa é a playlist.

Não vou transferir todo o formato do Blog para lá, não tenho essa intenção, porque também gosto de escrever. O Youtube será uma complementação às informações do Blog. Por exemplo, o Aerolito #2 foi criado por causa deste post que não foi ao ar:

Por que pintam uma espiral no spinner dos motores a jato?

Eis uma vírgula pintada em um spinner (o nome daquela peça central) de um motor a reação. Qual seria sua razão de existir?

foto spinner

Foto de Sergey Shilov

Outra maneira de pintar a mesma coisa, com a mesma finalidade:

fanSetSpinner_tcm92-44134

Imagem: Rolls Roice

Vocês encontrarão duas explicações ao perguntarem o porquê deste tipo de pintura, uma com fundo mítico e outra com a verdade. Vamos à primeira.

O formato da vírgula, ao girar em alta velocidade, faz com que o desenho fique semelhante ao olho de um falcão, que é um predador respeitado e isso faz com que outros pássaros de afastem do motor em movimento, evitando ingestão e danos (Bird Strike). Hummm, já ouviu essa explicação antes? Se sentiu enganado? Pois deveria, porque isto é LENDA.

A verdadeira razão de existir aquele padrão pintado é para que seres humanos que trabalham perto de aviões tenham uma informação visual de que o motor (ou turbina como muitos chamam erroneamente) está funcionando, já que o enorme disco fica praticamente transparente em determinadas condições de visibilidade.

Peraí, você está me dizendo que tem gente que não vai perceber que um bicho desse, que faz um barulho enorme, não está funcionando se não olhar?

Para complementar, segue o Aerolito:

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo