banner livro

Tá de brinqueiton with me Airbus? Viagem aérea em assento de bike?

Patente Airbus

Patente Airbus

Este desenho acima é de uma patente da Airbus para fazer o transporte aéreo ficar ainda mais barato, levando mais gente em menos espaço. O que acharam?

Eu acho preocupante que alguém tenha pensado nisso tão profundamente a ponto de desenhar e patentear, em nome da economia. Como dizia Gordon Bethune, você pode fazer uma pizza tão barata….que ninguém vai querer comer.

Claro que isso seria apenas para voos “de curta duração”, como diz a fabricante.

Em defesa da Airbus, disse seu porta voz: “Many, if not most, of these concepts will never be developed, but in case the future of commercial aviation makes one of our patents relevant, our work is protected.”
Em outras palavras: isto não vai ser produzido, mas se alguém tiver uma idéia tão idiota quanto essa, ainda assim a gente vai ganhar dinheiro.

Fiquei um pouco revoltado ao ver essa imagem porque acabei de chegar de um curso em que aprendi sobre cada passo tecnológico para economizar combustível em um motor a reação de última geração, desde o conceito de câmara de combustão de “mistura pobre” até a construção de discos de compressão usinados em uma peça única, e aí me deparo com um conceito pobre como esse…lamentável.

Também não gostei da outra patente da Airbus de fazer um avião sem janelas no cockpit, mas pelo menos esta idéia possui uma razão de engenharia, e tecnologicamente pode virar realidade. Mas sentar num selim? Isso jamais deveria ter saído do papel.

Parece que as idéias loucas de economia de Michael O’leary, como esta e esta, estão encontrando terreno fértil.

Patente Airbus

Patente Airbus

Vi a notícia original no Washington Post.

Tags: , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo