banner livro

Tem idéia de quantas antenas um avião comercial possui? #perguntas

Este post é baseado em uma pergunta de um leitor.

Nome: Hiro
Mensagem:
Pra que servem as antenas ATC e DME? Você poderia fazer um post com as funções de todas antenas de um 777 e um 787? vlw

A resposta para a primeira pergunta é simples: antenas possuem sempre a mesma função, receber ou emitir ondas de rádio. A segunda parte da pergunta obviamente não pode ser respondida de maneira tão fácil, nem é o propósito aqui do Blog.
No entanto, seria interessante matar a curiosidade de uma maioria e mostrar rapidamente a quantidade de antenas que os aviões modernos possuem, a começar por uma “tartaruga” grudada no teto, como neste 737-900:

737-900 United

737-900 United

E aqui um close-up da tartaruga

Antena de Live-TV e WiFi

Antena de Live-TV e WiFi

Graças a essas antenas gigantescas, hoje em dia é possível assistir TV em tempo real e conectar seus gadgets via wi-fi utilizando-se satélite. E já que estamos falando de wi-fi, muitos passageiros reclamam que ficam sem wi-fi durante períodos intermitentes, algumas vezes por até uma ou mais horas e reclamam com os comissários, pensando se tratar de um problema técnico com o avião. Na verdade não é.

Há várias situações que fazem sua conexão cair, quando há troca do satélite em uso por exemplo, e outra muito interessante: em alguns países, as conexões à Internet são controladas (China, Cuba, entre outros) e quando a aeronave entra no espaço aéreo destes países, a conexão é propositalmente desligada.

Agora uma pequena noção da quantidade de antenas [visíveis] em um 777 (clique na imagem para ampliar).

Antenas Superiores

Antenas Superiores – Foto de Olivier Cabaret

  1. Antena superior do TCAS/ATC/ADS-B e duas antenas de GPS (esquerdo e direito). O TCAS é para avisos antecipados de possível colisão, e as de GPS servem para corrigir os cálculos do sistema inercial e FMS e manter os relógios do avião sempre corretos.
  2. Antena do VHF esquerdo. VHF é o principal meio de comunicação de uma aeronave com as torres de controle. São antenas de FM AM, com áudio de ótima qualidade porém de alcance baixo.
  3. Antena do ADF esquerdo. ADF é um sistema de navegação de “não precisão”, que até hoje é equipamento obrigatório. Sabe aquele lance das rádios AM, que falavam a determinados intervalos “ZYD 478, Rádio Panamerica S/A”…então, esse código era muito usado por aviões comerciais no passado, para navegação por ADF.
  4. Antena do ADF direito – Redundância é tudo em aviação.
  5. Antena de Bombordo de comunicação de dados por satélite. Quando o ACARS não possui cobertura de rádio por VHF, o sistema se transfere para comunicação por satélite e usa esta antena.
  6. Antena de estibordo de comunicação de voz por satélite. Esta é usada para que os tripulantes possam fazer ligações de longa distância para obter ou passar informações relevantes ao voo.
  7. Antena de VHF central – Esta pode ser usada para comunicação, mas como tem outras duas, é usada para dados (ACARS)
  8. Antena de HF, para comunicação por rádio a longas distâncias. Muito semelhante a uma rádio AM, cuja frequência de onda reflete na atmosfera ionizada da Terra e retorna.
  9. Antena de VOR, cliquem no link para detalhes. Sistema de navegação “de precisão”.
  10. Antena do VHF direito. Sim, redundância!
  11. Antena de “tracking” do Glide Slope, usada para indicar a rampa ideal de descida ou para alimentar os computadores de aproximações automáticas.
  12. E dentro do nariz, fica a antena do radar. Vejam aqui uma foto do radome aberto.
Antenas Inferiores

Antenas Inferiores – Foto de Olivier Cabaret

E na barriga tem mais algumas anteninhas, vamos a elas:

  1. Low band antena, usada para comunicação via satélite por telefones particulares. Aqueles telefones que tem que passar o cartão de crédito para funcionar e custam quase…errr…50 dólares por minuto.
  2. Antena inferior do TCAS/ATC/ADS-B, este último faz a alegria de quem usa Flight Radar 24
  3. Antena transmissora do Rádio Altímetro (são 3 transmissoras). Usadas durante aproximações e pousos automáticos, além dos avisos sonoros de altitude do GPWS.
  4. Antenas receptoras de rádio altímetro (3)
  5. Antena do DME esquerdo. O DME utiliza a mesma frequência do VOR e é usado para medir distâncias até uma estação de rádio auxílio. Funciona enviando uma onda de rádio para a estação sintonizada e mede o tempo que a onda retorna (Distância = velocidade/tempo)
  6. Antena do Marker Beacon (ver foto abaixo). Clique no link para detalhes sobre marcadores.
  7. Antena do DME direito. Redundância, “aqui me tens de regresso”.
  8. Rá, peguei vocês! É só um reflexo, não é antena :P
Antena de Marker Beacon

Antena de Marker Beacon

Impressionante não? Toda essa imensidão de antenas, imagine a blindagem de tudo para evitar interferências [de celulares por exemplo]. Não, nenhuma delas funciona com um bom-bril enrolado na ponta.

Quanto mais nos aproximamos dos detalhes em um avião, mais percebemos uma complexidade que jamais imaginamos.

 

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo