banner ad

Tenho mais de 30 anos, ainda posso ser mecânico de aeronaves?

Essa é um pergunta recorrente no Blog, se a idade pode atrapalhar no início da profissão. O ambiente de manutenção de uma empresa aérea comercial é um pouco diferente do ambiente de outros mercados de trabalho e normalmente a idade conta favoravelmente como experiência e uma maior responsabilidade. Muitas vezes, dadas as mesmas condições, a empresa opta por admitir uma pessoa de mais idade ao invés de um jovem tatuado e com cabelo emo por exemplo. A falta de experiência na área com uma idade elevada pode contar negativamente, mas isso se a idade estiver acima dos 40. A faixa de 30 a 38 anos é muito produtiva e é vista com bons olhos pelas empresas, portanto não é tarde para começar.

Nota: O campo da aviação é muito amplo, esse meu comentário acima refere-se a empresas comerciais de grande porte (Gol, Tam, Oceanair, Azul, ect). O mercado de aviação geral e de helicópteros pode ser bem diferente, mas eu não conheço a fundo para poder opinar. Se alguém tiver algo a acrescentar pode deixar um comentário.

Update: Algumas pessoas quando chegam aos 30 anos já possuem uma vida financeira estabilizada e a mudança de área pode ser apenas por satisfação pessoal. Cabe lembrar que iniciar com uma certa idade implica em receber um salário não compatível com a experiência durante algum tempo, até obter as qualificações que são necessárias para a promoção, e muita gente não está disposta a reduzir o padrão de vida. A análise desses detalhes é muito importante.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • marcelo

    Tenho uma vontade imensa em ter essa profissão,

    lendo isso agora que publicou, vou ter mais vontade ainda. Tenho 35 anos e não vou temer os contratempos que possa aparecer, penso sempre em DEUS e que posso ser uma mecanico em aeronaves

    Obrigado

    • Murilo Pinto

      @marcelo, quanto a sua duvida a respeito de idade,acredito que nao sera obstaculo para voce,estou terminando o curso aqui nos Estados Unidos ( [email protected] Mechanic ). Tenho 42 anos de idade e entre os 40 alunos de minha classe,eu sou o de idade mais baixa.Portanto vai em frente meu amigo,conhecimento nao tem data certa nao,felicidades para voce

      • Gilberto

        @Murilo Pinto, Olá murilo,tenho 40 anos e estou fazendo o curso de manutenção,modulo célula.Possuo 2 filhos americanos e sei que breve retornarei aos USA.meu curso tem duração de 2 anos no SENAI-SC.O que vc pode me dizer em relação ao mercado de trabalho por aí?Um abraço

      • wankley

        tudo bom murilo, meu nome e wankley e tb moro nos EUA, estou a um tempo querendo fazer esse curso, mas tenho medo de como sera visto i diploma no brasil, sabe de alguma informacao. valeu

  • Bruno Queiroz

    Olá gostei da noticia… trabalho como técnico em manutenção de microcomputadores faz mais de 8 anos… mas confesso q não curto muito não.. como adoro engenharia e aviação confesso que estou tentado a vender o carro fazer umas economias e meter a cara nessa profissão acho que ficaria satisfeito em trabalhar na área… eu estava pesquisando umas escolas me deparei com um curso superior em São Carlos na área de mecânica de aviação… alguém conhece? seria uma boa? Obrigado a todos!

  • Gilberto

    Olá Murilo,entre em [email protected] abraço

  • Julio Cesar

    Olá pessoal, sou técnico Mecanico Industrial a 11 anos, tenho grandes conhecimentos em manutenção, principalmente em automatização hidraúlica e pneumatica. Mas desde pequeno fui fascinado por aeronaves… dpois desse incentivo do pessoal, vou correr atrás e fazer o curso de mecânica de aeronaves. Tenho 31 anos, e estava achando que minha idade podia ser um obstaculo, pois na minha aera estou bem conceituado… Se DEUS achar graças ao olhos dele, ele cumprira o meu desejo….. Deus abençoe vocês pessoal… e vamos a luta…

    • @Julio Cesar, boa sorte. Felizmente na aviação a idade não é empecilho e a experiência conta muito.

      • Waldir

        Lito…estou me matriculando no curso de manutenção de aeronaves na escola Cemah, iniciando o curso em julho de 2010.

        Confesso que estou um pouco inseguro quanto ao mercado de trabalho, uma vez que, tenho 39 anos.

        Sabe me dizer se o ingresso na area com uma idade dessa, é muito dificil arrumar emprego.

        Abraço.

        • Olá Valdir, vai depender de como estiver o mercado quando você obter a licença em pelo menos dois anos (e vc estará com 41 anos). Se tiver escassez de mão de obra, você conseguirá uma vaga, se houver excesso será muito difícil encontrar colocação.

          • Waldir

            Olá Lito, não sabia que a area é tão concorrida assim…

            Mesmo assim vou tentar, afinal vale mais a pena errar por tentar do que ficar chorando as magoas por não ter tentado. Seja o que Deus quiser… vou a luta.

            Obrigado pelo conselho.

            Abraço.

          • tiago

            oi boa noite , tenho 26 anos pretendo iniciar o curso de mecânico de aeronaves no próximo ano (2012) em abril farei 27 anos , vc me recomenda fazero curso ounão? em relação a minha idade . tiago silva abraços .

          • Em relação à idade não há qualquer problema.

      • ei lito e vantagem fazer esse curso nos EUA mesmo sendo mais caro?

        valeu.

        • Se você pretende entrar em uma empresa de bandeira americana, é vantagem sim. De qualquer maneira você vai precisar ter as licenças brasileiras.

  • Rico

    Amigos estou interessado em fazer o curso de mecanico de aeronaves, só que até então não identifiquei nenhum aqui em Recife, alguém tem conhecimento de algum curso por aqui, fico grato pela a informação.

    • Gean

      Olá Rico, pelo tempo de sua pergunta não sei se já conheceu algum curso em Recife. Em Recife é a AFAER que ministra o curso, entra no site http://www.afaer.com.br, fica próximo ao aeroporto de Recife.

      Estude muito e bom curso pra voçê!

  • Elen Davis

    Tenho 28 anos e ja comecei o curso, estou no celula!!!! e amando a cada dia que passa! abraços a todos

  • Aldo Marçal

    oi, tenho 44 anos, faço 45 anos em julho/2010, estou querendo muito fazer o curso de manutenção de avião, será que esta idade eu consigo um emprego na area??

    grande abraço.

    • @Aldo Marçal, se você não tiver nenhuma experiência em aviação vai ser difícil, pois o curso demora uma méida de 2 anos e depois tem que adicionar mais 3 de experiência p/ obter a licença da ANAC. Se vc possui outra fonte de renda e quer iniciar por paixão vá em frente, mas se depender para sobrevivência eu não recomendaria tentar iniciar.

      • wankley

        ei lito, estou nos EUA e quero saber se e vantagem o curso aqui ou no Brasil, aqui parece ser bem mais caro mas o laboratorio e bem melhor. me deixe saber.

  • MAHAYANA

    OI LITO

    BOM EU SOU DE BELO HORIZONTE, E ESTOU MUITO INTERESSADA NO CURSO DE MANUTENÇAO DE AERONAVE,BOM GOSTARIA DE SABER SE ESTA AREA DE TRABALHO É MAIS DIFICIL PARA MULHERES? E ADOREI ESSE BLOG, ESTA AUMENTANDO AINDA MAIS MINHA CURIOSIDADE E FACINIO POR ESSE CURSO.

    PARABENS!!!

    • @MAHAYANA, não é mais difícil para mulheres não, hoje em dia não há mais tanto preconceito. Tenho planos de colocar um podcast entrevistando uma mecânica "novinha" para que ela conte os percalços e sucessos. Em breve (abril talvez).

      Obrigado pelo comentário.

    • FernandoGMP

      Mahayana.

      No SENAI-SC existem varias mulheres fazendo o curso de manutenção de aéronaves principalmente em na especialidade Célula.

  • Danielle

    Olá

    Gostaria de saber se há muito preconceito com tattoo nesse mercado.

    Obrigada.

    • Depende da tatto, tenho visto tantas aeromoças com tatuagens de dimensões consideráveis, não é em MNT que estamos "menos visíveis" que haveria impedimento

  • Emerson

    Olá lito tudo bem? Mano como a maioria das perguntas tbm tenho 35 anos e um pouco inseguro em fazer ao curso e tbm a não inclusão no mercado de trabalho após término.Quero sua opinião e mais informaçoes se em BH exite este curso mecanica de aeronaves?Aguardo sua resposta e quem queria opinar fique a vontade.

  • vantuil

    Bom dia, sou de BH tenho 32anos e sou apaixonado por aviaçao,sei que pela idade nao consigo mais de TCP, mas estou buscando um curso ou de DOV, ou de mecanico,,, hj vivo na españa e vi muito curso dos 2, estive no brasil mes passado e vi que o mercado esta muito bom,,, so que nao sei se os cursos realizados aki na europa pode ser Homologado no brasil???? Obrigado vantuil/spain

    • Aconselho se informar diretamente na ANAC. Alguns regulamentos estão mudando, antigamente a ANAC não validava as licenças estrangeiras, mas agora parece que há legislação sobre isso.

      Boa sorte.

  • luciano brasil rio

    olá lito,além de eu ter 39 anos cheio de vontade de fazer o curso; gostaria de saber sobre o salário no início de carreira?

    • Depende da empresa, depende das habilitações, depende de "N" fatores. De qualquer maneira, o salário é baixo no inicio.

  • neisantosfotografo

    Ola bom dia Lito, gostaria de saber se vc sabe a faixa de salario inicial de mecanico gmt e celula….abracos

  • Monica

    Boa noite tito, gostaria de saber se em feira de santana-Ba existe o curso de mecanico de vôo.

  • Juanito Bernacchi

    Ola´Lito!
    Achei bem esclarecedoras as suas informações sobre o universo aeronáutico,trabalho na área de manutenção de aeronaves a algum tempo e gostaria que o amigo me respondesse por gentileza,o seguinte:
    Qual o procedimento para eu conseguir a A LICENÇA (CARTEIRA) O JAA, no caso para trabalhar na COMUNIDADE EUROPÉIA. Já que tenho bastante experiência,já possuo as carteiras brasileiras e TENHO A CIDADANIA ITALIANA.
    Conto com a sua resposta e aguardo o seu retorno.
    Um abraço e obrigado.

    • Não sei, mas vou procurar saber. Abs.

  • Robertduraes

    Boa tarde Lito eu me chamo Robert e estou fazendo o módulo G.M.P na academia das Águias em Jundiai-SP,em certas ocasiões penso em desistir no fato de eu me deparar com muitos cálculos matemáticos ao longo do curso,porque não me dou muito bem em cálculos.
    E Tambem pelo fato da minha idade ser de 33 anos ter familia para sustentar e me frustar ao longo do tempo por investir na carreira e não ter oportunidade?

    Parabens pelo blog por ser uma ferramenta muito usada em tirar dúvidas de muitas pessoas.

    Abraços

    Robert S.Durães

    • @1ae11549a35f14091fa3476dadc493aa:disqus eu semrpe incentivo o pessoal a seguir na carreira, mas eu sempre deixo claro que o retorno financeiro nesta profissão demora muito a chegar. Se você iniciou o curso agora, ainda vai demorar pelo menos 1 ano até poder prestar a banca. Passando na banca, e supondo que ingresse rapidamente em alguma empresa, ainda teria 3 anos pela frente até poder obter a CHT, e o salário para CCT é muito baixo, dificultando o sustento da família. Não quero desanimar, mas esta é a realidade hoje…

  • Roger

    Parabéns! Pelo texto!

    Passo por essa situação, estou com 29 anos e hoje quero mudar de área e nesse texto há algo que me motiva mais ainda nessa busca pela mudança de área… vida pessoal estável e satisfação pessoal…

    Foi a fundo essa mensagem e muito obrigado pelo apoio moral indireto!

    muito bom mesmo esse texto

  • Joel de castro

    tenho mas de quarenta e estou começando um curso técnico em aeronave, pretendo mudar de profição tão logo termine o cursso.

  • Marcelo Bezerra da Silva

    Estamos atentos às novidades… Obrigado Lito pela visita em nossa escola (ETEC Santos Dumont).
    Volte mais vezes.

  • anderson alexandre ribeiro

    Boa noite , tenho algumas duvidas faco faculdade em tecnologia de manutencao de  aeronaves , estou tendo algumas dificuldades em desenvolver meus conhecimentos nas materias em razao dessa dificuldade penso em parar pois ja tenho uma profissao e sei se optar em continuar nessa nova profissao terei que regressar ao comeco de toda uma vida profissional , tenho  34 anos de idade e vou pra 3 periodo gostaria de uma resposta objetiva com relacao a esta profissao pois amo a manutencao sempre tive desejos de trabalhar em aviacao mas com as dificuldades relacionada a materia nao tenho ido bem , sou de Belo
    Horizonte , um grande abraco .

  • Amanda Cris17

    meu nome é amanda tenho 16 anos moro em jacarei  quero fazer o curso de tecnico e manutençao aeronautica pretendo começar em 2012,  mas nao sei onde, sou apaixonada ´por avião e essas coisas,lito tem como me ajudar.

  • Wilian ferreira

    Ola lito!Por favor me esclareça uma duvida,eu vou começar o curso de mecânico com 29 anos.Larguei minha profissão de carreteiro por essa opção.O mercado ainda e promissor pra mim?

    • Difícil falar William, quando você estiver pronto, mais de três anos já terão passado. Um abraço.

      Enviado pelo meu Android Gnex
      Em 07/01/2012 09:08, “Disqus”
      escreveu:

  • Tiagosales

    ola,lito! moro aqui bem proximo ao aeroporto de recife e faz uns 4 anos q venho tentando uma vaga como ”auxiliar de rampa” nas empresas terceirizadas e tambem nas companias aereas, mas nenhuma da oportunidades para pessoas ”estranhas” so com conhecimento la dentro.como ainda nao consegui vou tentar fazer o curso de manutençao de aeronaves pois tambem amo a aviaçao e nao vou desistir. tambem queria saber com mais ou menos quato tempo pra conseguir uma vaga depois do curso[uma media}.muito bom  o blog

  • Vanessa

    Muito interessante este post, parabéns Lito. Sou formada em Aviação civil e trabalho há 3 anos no CTM de uma empresa aérea. Sempre me interessei muuuito pela profissão de mecânico de acft, na época da faculdade eu estava com cerca de 24 anos e todos meus colegas que já eram mecânicos de grandes empresas de linha aérea me desaconselharam o curso técnico de mecânico por causa de minha idade. Terminei a faculdade, tive um pouco de dificuldade de arranjar emprego no início, naquela época eu não trabalhava, era praticamente meu primeiro emprego e fiquei muito feliz por conseguir algo na área de CTM, pelo menos assim eu ficaria um pouquinho mais perto da manutenção e de minhas amadas aeronaves. Hoje tenho 28 anos, e confesso ainda guardar um pouco de frustação a este respeito… Paciência..rs 
    Abç

  • Clay

    Estou em processo de mudança para os Estados Unidos. me casarei com alguém de lá. Gostaria de saber se existe alguma escila de mecânica de aviçai em Atlanta ou região.
    Conversei com um amigho que faz o curso aqui em Brasília. Ele disse quem tem uma categoria que é a SSA. Me interessei.

  • vanderlei ribeiro

    ola lito tenho 34 anos  sou mecanico de retro e escavadeiras hidraulicas  tenho 12 anos  de experiencia ,vou fazer o curso de aeronaves aqui em bh… sera q eu tenho alguma chance de entrar  nesse mercado de trabalho como mecanico de aeronaves???

  • Robson

    olá pessoal: tenho 31 anos e tarde pra inicia o curso de mecânico industrial.

  • John

    Tudo bem Lito? Eu terminei o curso de Mecânico em célula, aprovado pela ANAC, e estou precisando entrar no mercado. já me cadastrei no site de todas as empresas e até o momento nem se quer uma entrevista, Como esta o mercado neste momento, onde posso prolcurar emprego, etc?? As empresas pequenas dizem que não há vagas.. Agradeço sua colaboração.

  • GABRIEL

    é muito dificil conseguiur vagas de mecanico de aeronaves pra trabalhar nos estados unidos ?

    • Com a economia deles do jeito que está? Sim, muito difícil.

  • Leandro Almeida

    Olá Lito, meu nome é Leandro e tenho 30 anos, sou apaixonado pela aviação, comecei o curso de técnico de manutenção de aeronaves no ano de 2010 e hoje já me encontro formado, possuo CCTs nas três disciplinas, (GMP, Célula e Avionico) e carteira do CREA em Técnico de Manutenção de Aeronaves, mesmo assim não consegui nem mesmo uma única entrevista.

    Gostaria de saber se a única maneira de candidatar uma vaga na aviação é pela internet, como faz tempo que me preenchi meu curriculo online nos sites das grandes empresase nada, confesso que estou meio frustado e as vezes penso em desistir.

    Bom se tiver uma outra maneira por favor dê uma toque, ficar esperando um email está me matando!!!!!

    Abraço

    • Além de deixar o CV nos sites, aconselho você a fazer uma visita a um aeroporto, tente conversar com alguém da manutenção, conte sua história, de repente dá sorte de encontrar alguém que encaminhe seu currículo.

  • Daniel Cirolini

    Olá Lito!! Meu nome é Daniel sou do RS e gostaria de uma opinião sua sobre os cursos de MMA e DOV. Tenho 27 anos sou formado em Física Médica, mas gosto muito da aviação e quero trabalhar nela. Já li muito sobre a profissão de MMA e DOV, sei que leva um certo tempo para ter algum retorno, pois gostaria de saber se já estou velho para iniciar o curso para ambos, e para o curso de MMA o tempo de curso é no minimo 2,5 anos!( isso confere?)

    • Olá Daniel, sim, confere – o técnico dura de 2 a 2,5 anos. Quanto a DOV eu não sei os requisitos nem o tempo. Como você já é formado, pode ter a opção de curso de tecnólogo em manutenção (talvez tenha escolas no RS). Abs.

  • Eveton

    Boa Tarde Lito!!! Está bela profissão é de nível internacional?? Podendo exercer em outro pais??

    • Sim, desde que tenha os direitos e certificações para trabalhar fora.

      Sent from my Nexus 5
      Em 11/03/2014 13:13, “Disqus” escreveu:

  • cleber centurion

    lito, por favor vou fazer meu tcc, e quero falar sobre asas retrateis, onde posso encontrar apostila ou algo sobre o assunto, desde ja muito obg.

  • Clayton Silva

    Quero uma ajuda… Tenho 30 anos sou formado técnico mecânico…trabalho com manutenção industrial a muito tempo.. Tenho salario ate que bom… Queria saber se por minha experiência em mecânica….se eu fizer o curso iria ter alguma maior facilidade pra entrar na área… Por favor me ajudem … Pois não sei se vale a pena esta altura do campeonato .. Arriscar..

  • cosmiria

    Oi eu quero saber se e possível um despachante operacional ter mais uma profissão.

    • Sim, é possível.

  • Elidio Francisco

    Boa tarde, sim eu gostaria de ser mecanico de avioes, mas nao sei onde posso ter a formacao e nem tenho o financiamento. Desculpem peco ajuda disso ou o patrocinio.

  • Carolina Cirino

    Alguém sabe de uma instituição boa em Belo Horizonte para fazer o curso ?

    • Rafael

      Olá Carolina Cirino, eu fiz na escola de aviação civil pampulha, não tive do que reclamar de lá e os professores/mecânicos são muito bons e me ajudou muito no meu curso. Espero ter ajudado. abs.

      • Acabei não vendo essa pergunta, mas endosso sua opinião por um amigo que estudou lá, talvez você o conheça: Generson.

  • Jonathan

    1Boa noite pessoal. Comecei o curso básico de MMA em fevereiro 2011 com 20 anos. Em maio de 2013 estava com os certificados de célula e aviônica com 22 anos. Até ai já tinha gastado entre 9.500,00 à 10.000,00 reais em 26 meses de aulas. 6 meses de básico, 10 meses de célula e 10 meses de aviônica. Então decidi só fazer gmp depois de ter entrado na área.

    Bom até ai não tinha feito a prova da anac e não tinha cct, apenas os certificados dos cursos. O tempo foi passando e eu acabei deixando de lado o sonho de ser mecânico de aeronaves.

    Em fev de 2014 comecei o técnico em mecânica industrial na ETEC campinas e comecei a trabalhar de mecânico numa metalúrgica. Mesmo desanimado fiz a prova da ANAC de CÉLULA e consegui minha primeira CCT. Mais depois acabei esquecendo completamente a aviação e planejei abrir uma serralheria. Acabei saindo do meu trabalho e comprei algumas maquinas para fabricar portões, grades, escadas em aço e pretendia ganhar muito dinheiro.

    Hoje, estamos em fevereiro de 2015. passaram-se 4 anos desde que comecei o modulo básico. Nesse tempo gastei cerca de 20 mil reais em cursos técnicos sem contar a gasolina e tempo gasto toda noite. 10 mil no MMA e mais 10 mil no tec mec industrial. Acabei não abrindo meu próprio negócio e hoje estou desempregado.

    Hoje meu objetivo é: Entrar na aviação com auxiliar mecânico de aeronaves Regularizar meu CREA de tec mec industrial
    Tirar CCT de avionica.
    Fazer curso de GMP e tirar CCT.
    E finamente as CHTs.

    Obrigado por lerem, tenho certeza que vai ajudar alguém ai. nem que seja 1 ja valeu ter escrito. Boa noite

  • Willian Desan

    Boa Tarde.
    Lito, estou com 28 anos e pretendo fazer o curso de Mecânico em Aeronaves. Vejo que com os comentários já feito, essa idade não afeta muito. Porém, além da dificuldade por eu não ter experiência nenhuma, isso pode atrapalhar muito?
    Ainda estou procurando uma escola para fazer o curso, ouvi muito sobre a Cemah e também Eacon. Sabe se tem outras que sejam boas também?

  • Luís Fernando

    Pra quem é péssimo em fazer contas tem alguma chance?

  • Bruno Monte

    Olá meu nome é Bruno, sou de Pernambuco e tenho 17 anos. Quero saber com todos os módulos do curso de aviação, quantos anos ele dura e quanto vou gastar pelo o curso completo?

  • Eder NH

    Ola, meu nome é Ederson, Trabalho a mais de 10 anos com eletrica/eletronica em sistemas de injeção de combustivel em carros preparados, tanto de rua como de pista. A pergunta mais usual aqui é tambem a minha. Hoje estou com 41 anos, ainda tenho alguma chance de colocação nessa area? Estarei com 43 no termino do curso, Vagas para CCT com essa idade, existem? E caso consiga vaga, com CHT com idade de 45/46? É possivel? Obrigado e aguardo. Abraço..

  • Eder NH

    Ola, meu nome é Ederson, Trabalho a mais de 15 anos com eletrica/eletronica em sistemas de injeção/ignição de combustivel em carros preparados, tanto de rua como de pista. A pergunta mais usual aqui é tambem a minha. Hoje estou com 41 anos, ainda tenho alguma chance de colocação nessa area? Estarei com 43 no termino do curso, Vagas para CCT com essa idade, existem? E caso consiga vaga, conseguindo CHT com idade de 45/46? É possivel? Obrigado e aguardo. Abraço..

  • Eder NH

    Ola, meu nome é Ederson, Trabalho a mais de 15 anos com eletrica/eletronica em sistemas de injeção/ignição/aquisição de dados em carros preparados, tanto de rua como de pista. O meu interesse seria começar por avionica, pois esta mais proximo da minha ocupação e aptidão atual. A pergunta mais usual aqui é tambem a minha. Hoje estou com 41 anos, ainda tenho alguma chance de colocação nessa area? Estarei com 43 no termino do curso, Vagas para CCT com essa idade, existem? E caso consiga vaga, tirando CHT com idade de 45/46? É possivel obter vaga? Obrigado e aguardo. Abraço..

  • Lucio alencar

    Olá bom dia, tenho 36 anos e possuo curso de Eletricidade Automotiva, Injeção eletrônica Diesel e Ar-Condicionado automotivo ambos cursados no Senai e tenho experiencia de 5 anos nessa área, esses cursos podem ajudar minha inserção no mercado de Manutenção de Aeronaves? conta a meu favor?

  • Lusivaldo Silva

    Tenho 44anos ja tenho tenho curso de Eletrica e hidráulica feito pela Parker 02 ao dia 06 de 2014 60 horas .

    Curso de manutenção e diagnóstico de eletrônicos e hidráulica 04 de março a 20 de junho de 2010 john deere 120 horas .

    Manutenção de motores eletrica é hidráulica em mangueiras aero quip 10 de junho à 20 de novembro de 2012 pelo senai 240 horas .

    Manutenção é diagnóstico de bombas elétrica e hidráulica de equipamentos Parker 20/06/2013 à 17/12/2013 pelo senai 260 horas.

    Manutenção é diagnóstico de bombas hidráulica sawer danfos dia 02 à 04 março de 2009 senai ribeirão preto 20 horas.

    Sou casado tenho 6 filhos e queria engressar na area de aviação estou disposto a trabalhar na area
    Meu contato. 64 992279645 whatsap 64 993060522

    Se tiver alguma empresa que queira investir em mim

  • willian

    Olá amigo! o mercado de aviação nos dias de hoje ainda vale a pena pra quem quer entrar na area? Ouvi falarem que algumas empresas estão dispensando equipe de mecânicos ao deixar somente um em cada turno. Não sei se confere, se puder me responder agradeço! Abraço

  • lucas

    bom dia pessoal, gostaria de saber que cursos de especialização seria bom fazer depois que terminar o curso de mecanico de aeronaves.
    cursos que seria bomo colocar no meu curriculo!

Topo