banner ad

Tenho mais de 30 anos, ainda posso ser mecânico de aeronaves?

Essa é um pergunta recorrente no Blog, se a idade pode atrapalhar no início da profissão. O ambiente de manutenção de uma empresa aérea comercial é um pouco diferente do ambiente de outros mercados de trabalho e normalmente a idade conta favoravelmente como experiência e uma maior responsabilidade. Muitas vezes, dadas as mesmas condições, a empresa opta por admitir uma pessoa de mais idade ao invés de um jovem tatuado e com cabelo emo por exemplo. A falta de experiência na área com uma idade elevada pode contar negativamente, mas isso se a idade estiver acima dos 40. A faixa de 30 a 38 anos é muito produtiva e é vista com bons olhos pelas empresas, portanto não é tarde para começar.

Nota: O campo da aviação é muito amplo, esse meu comentário acima refere-se a empresas comerciais de grande porte (Gol, Tam, Oceanair, Azul, ect). O mercado de aviação geral e de helicópteros pode ser bem diferente, mas eu não conheço a fundo para poder opinar. Se alguém tiver algo a acrescentar pode deixar um comentário.

Update: Algumas pessoas quando chegam aos 30 anos já possuem uma vida financeira estabilizada e a mudança de área pode ser apenas por satisfação pessoal. Cabe lembrar que iniciar com uma certa idade implica em receber um salário não compatível com a experiência durante algum tempo, até obter as qualificações que são necessárias para a promoção, e muita gente não está disposta a reduzir o padrão de vida. A análise desses detalhes é muito importante.

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo