banner livro

Tomar decisões – você seria um bom mecânico de avião?

Uma boa parte do trabalho de um mecânico é gasta tomando decisões. Temos muitas vezes que decidir se alguma coisa está segura pra voar, ou dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante, e isso requer uma boa dose de conhecimento e interpretação de manual.
Vamos fazer um joguinho: Logo abaixo tem três fotos, a primeira mostra o motor de longe, a segunda mostra um close de um pequeno dano em uma “blade” do primeiro estágio de compressor (fan) e a terceira mostra a página do manual de manutenção do avião.
Pra facilitar, a segunda foto já tem as medidas :) (pra ver a foto maior é só clicar nela e escolher um tamanho maior lá no flickr).
Olhando as medidas e a descrição da página do manual, o avião poderia voar com a “blade” assim ou não?
Repondam na pesquisa abaixo e podem também comentar se quiserem :)

[poll id=”4″]

MVC-004X
MVC-002Xcalc
blade_mm

Update 25/12/2008: Votação encerrada, vejam o resultado acima: 48% acertaram e 51% erraram e ou não souberam definir.
A resposta certa é: Pode voar sem problemas por um tempo. Vou colar uma das respostas mais completas que saiu no forum aerovirtual (com algumas modificações minhas) .
O porque:
“O Circumferential Displacement é: 0,0625″ segundo o manual o MAX. é 0,125″

O Radial Displacement é: 1,0625″ isso equivale a 17 vezes o Circumferencial Disp. que está dentro do limite (nem menos que 12 nem maior que 40)

Como o Circumferential Disp é menor q 0,125″ então o Axial Disp. não pode ser menor que 6 vezes nem maior que 20 vezes o Circumferential Displacement.
Axial Disp = 0,500″ = 8 vezes o circumferential.

Ele tb está 1,375″ da ponta, ou seja fora dos 1,300 ” minimo que o manual exige……”

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo