banner pneufree.com

TURBULÊNCIA: Preciso ter pânico? Entenda

Turbulência pode chacoalhar qualquer avião, não importa quão grande ou qual a importância dos passageiros a bordo.
Eu tenho uma notícia para quem teme a turbulência: Ela faz parte do voo, assim como as ondas do mar fazem parte da navegação, então não sofra por antecedência.

Para entender melhor o fenômeno, pense em um barco. Conforme o barco vai navegando ele provoca ondulações, ondas e redemoinhos na água certo? As correntes de ar se comportam da mesma maneira que água, só que a viscosidade do fluído é diferente, portanto os efeitos também são. Os pilotos são treinados para reduzir a velocidade ao encontrar turbulência, da mesma maneira que um barco reduz a velocidade para passar em uma marola de navio. Tudo que um piloto não quer fazer é lutar contra a turbulência, se ela causar a subida do avião, não adianta tentar fazê-lo descer acionando os controles, você apenas navega pelas ondas e espera a “marola” passar.

 

Mas a comparação com barcos para por aí! Barcos ocasionalmente são jogados de um lado para outro, inundados, virados e até batem em recifes. Aviões, por outro lado, não podem ser virados de cabeça para baixo, entrar em parafuso ou despencarem do céu ainda que atingidos pela mais poderosa rajada de ar que se tenha notícia.

Vejam bem, o texto não visa diminuir a gravidade de uma turbulência severa. Uma queda abrupta de 12 metros, por exemplo, pode ferir gravemente uma pessoa que não tenha o cinto afivelado, portanto sigam estes conselhos.

A cada ano, pilotos reportam só nos Estados Unidos aproximadamente 65.000 casos de turbulência moderada ou grave e 5.500 casos de turbulência severa, e até hoje nenhum avião caiu por causa dela, então de onde vem o pânico?

A imprensa grifa bem o termo “pânico”, e no corpo da matéria acrescenta um quadro com acidentes aéreos no Brasil e no Mundo e links para outras matérias relacionadas com acidentes. Ora, se já sabemos que turbulência NÃO causa acidente nem derruba avião, por que então este tipo de associação? Porque se vende jornal e cliques, ao custo do sofrimento de outras pessoas. Tudo para chamar atenção!

Entenda mais no “EP 61 –  Turbulência”

Compartilhe esse post com um amigo(a) que tem medo de voar.

 

Tags: , , , , , , , , ,

Sobre o Autor

Equipe Aviões e Músicas [email protected] [email protected] (11) 9 6920-3129 (Comercial)
banner livro
Topo