Ultra Tecnologia + Motor de alta potência + Tubos de dinheiro = Lockheed F-35

Preço de cada uma dessas criaturas: 207.6 milhões de dólares!

E você acha que vai ficar rico na megasena da virada ganhando só 170 milhões de reais? Não dá nem pra dar de entrada num aviãozinho desses…rs

E sabe quantos destes o departamento de defesa americano vai comprar?

Só 2.443 unidades, custando a bagatela de 323 bilhões de dólares

E ainda teve boatos que os Estados Unidos estava na pior… se isso é tá na pior, pohan!

O vídeo abaixo é novo (para o público – uploaded em Novembro), foi feito 6 semanas atrás perto de Newport News (Hampton Roads), Virginia. São os últimos testes “de mar” dp F-35B no USS Wasp.

Os testes foram muito bem, com 74 pousos verticais e decolagens curtas em um período de três semanas. A mídia e os críticos do programa de desenvolvimento previram que a aeronave iria queimar e abrir buracos no deck do navio, além de lançar os marinheiros ao mar com a potência dos motores.

No filme fica claro que nada disso aconteceu, dá até pra ver um marinheiro na proa do navio enquanto o jato decola, e isto fez parte dos testes “de mar”.

Percebam que nas decolagens não há catapulta… olhem o movimento da saída de jato do motor.

Para ler mais sobre o F-35 clique aqui

Tags: ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Goytá

    Só 1/7 do PIB do Brasil essa pequena encomenda do DoD, e mais do que o PIB da Tailândia, ou da África do Sul ou da Dinamarca… A escala das coisas na economia americana é algo além da nossa compreensão…

  • http://www.flightdeckinside.com/ Sander

    Até concordo que com 170 milhões eu não comprava um desses, mas garanto que eu conseguiria alugar um por 1 mês, tornando-me um cara muito, muito feliz…

  • http://twitter.com/Garpereira Guilherme Pereira

    Legal! Depois de uma olhada nestas fotos, fora do assunto do post, mas boas para seu saite..abraço http://www.ideafixa.com/fotos-de-aeroporto

  • http://www.facebook.com/rndomingues Rodrigo Domingues

    Isso aí deve consumir um combustível na decolagem e no pouso…. se bem que pra quem compra um avião de mais de 200 milhões de dólares, alguns milhares de dólares para encher o tanque deve ser dinheiro de pinga!

  • http://www.facebook.com/people/Denilson-Carlos-Pereira-Carlos/100001484127335 Denilson Carlos Pereira Carlos

    Verdade Litão, mas eu para ser sincero, se por a mão nesta grana da mega acho que não vou querer nem chegar perto de um avião mais, ou de qualquer coisa motorizada que voe,  (nem seu maravilhoso blog eu iria acessar mais rs rs rs). Agora, é claro que eu iria ter aquela confortável casinha de campo com uma pistinha de grama, onde eu passaria tardes e mais tardes cortando o céu em deliciosos, prazerosos, maravilhosos, fabulosos, e silenciosos voos de planador. 

  • Anônimo

    Æ Paulo Villar! O pessoal já tá de olho nos meus futuros 170 milhões que eu vou ganhar na Mega-Sena da Virada!

    • Anônimo

      Agora, falando sério, um dos motivos desses aviões custarem essa fortuna seria o fato de impedir que países como Coréia do Norte, Afeganistão e Iran tenham condições de comprar essas máquinas,  para que apenas grandes potências econômicas possam dispor desse tipo de armamento bélico, em caso de guerra.

      • Goytá

        Micael, isso é irrelevante, por dois motivos. O primeiro é que o Departamento de Defesa (DoD) tem poderes de veto absolutos em matéria de armas e equipamentos militares, e a Lockheed simplesmente não pode vender para ninguém se o DoD não aprovar. Até aliados como o Canadá, o Reino Unido ou a França teriam dificuldades para comprar um F-35. Ou você acha que é só o Kim Jong-un ou o Mahmoud Ahmadinejad chegarem na Lockheed com um cheque de 207 milhões de dólares e eles levam um brinquedinho desses? Nem em sonho!

        Como comentei recentemente a respeito de outro post, no tempo da Guerra Fria, a União Soviética tentou comprar alguns L-1011 TriStars para a Aeroflot, porque esta precisava de um avião de grande capacidade e eles estavam com muitas dificuldades para desenvolver um widebody reinventando a roda (o Ilyushin Il-86 só saiu vários anos depois e já ultrapassado: ineficiente, beberrão, com pouca autonomia, muito barulhento e com aviônica a manivela). Mas o governo americano não deixou a Lockheed vender os TriStars, alegando que os aviões tinham tecnologias às quais os soviéticos não deveriam ter acesso. A Cubana de Aviación e a Air Koryo (a companhia aérea da Coreia do Norte) até hoje são proibidas de comprarem aviões ocidentais e voam com Ilyushins, Tupolevs e Antonovs. A Iran Air pode, mas só aviões de mais de 7 anos de idade comprados de terceiros (ela voa com 747SP e A300 até hoje e outras companhias iranianas também apelam para os aviões russos). Isso com aviões civis, de passageiros – imagine caças de altíssima tecnologia e poder ofensivo…

        O segundo motivo é que mesmo que houvesse clientes estrangeiros, o maior comprador ainda seria de longe a USAF, que naturalmente pagaria a conta com dinheiro público. E americano não perdoa mau gasto do dinheiro dos seus impostos – fiscaliza e berra mesmo. Qualquer sinal de superfaturamento ou esbanjamento lá é um escândalo, uma gritaria e, ao contrário daqui, não acaba em pizza: acaba em cadeia, mesmo, como deve ser. Portanto, ai da Lockheed se inflar demais o preço desses aviões. Aposto que ela está tendo uma margem de lucro mínima e ganhando no enorme volume da encomenda, senão seria massacrada por “roubar do povo americano”.

        • Anônimo

          Xiiiiiiiiii, ministro Celso Amorim: assim não vai mais poder comprar o F-35B para o programa FX-2012…

        • http://twitter.com/athsales Athos Sales

           Sem falar que a tecnologia é novíssima.
          Assim, fica caro mesmo e com o tempo o preço baixa.

    • Anônimo

      Que pena! Não ganhei a Mega-Sena da virada… Snif!

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Paes/1296544857 Gabriel Paes

    E para o Brasil eles queriam vender o F/A -18… cade que oferecem essa MAQUINA!, claro oferecer né porque dinheiro sobrando para comprar…rsrs 

  • http://www.facebook.com/people/Gabriel-Paes/1296544857 Gabriel Paes

    comprar? se eu pilotasse um desse já estaria feliz ! kk

  • Leandro Braga

    muito bom o video Lito!!! a parte 1:37 foi incrivel!!!

    • Rodrigo Portam

      Leandro Braga@ Ah… fácil de fazer… já até cansei.. hehehehehe

Topo