Camiseta Electra

Um avião feito em casa, por um queniano, somente com informações da Internet.

O nome do sujeito acima é Gabriel Nderitu, ele não é um engenheiro aeroespacial, mas construiu em casa um avião… e pretende voar com ele semana que vem.

Pelo que deu pra entender no vídeo (afinal eu falo fluentemente Suaily e Kykuio..rs), ele construiu o avião se baseando em informações retiradas da Internet.

O avião pesa mais ou menos 800KG (um Cessna 172 pesa uns 1.100) e é provável que o motor que ele instalou dê conta do recado pra decolar. A hélice de madeira está ok, mas eu não estou muito seguro de que o avião dele vá sair do chão…

Achei bastante frágil a fuselagem toda e o profundor muito pequeno e com pouca área alar pra balancear o peso da célula. Espero que ele consiga decolar, mas tenho reservas.

Porém como o gizmodo escreveu, “o sucesso dele não deve ser definido pela altura ou tempo de voo: só por ter a determinação de construir algo com as próprias mãos, especialmente algo tão complexo como um avião, ele já ganhou”.

Desejo toda sorte pro Gabriel, será um feito gigantesco.

UPDATE: No Brasil tivemos um sertanejo que fez a mesma coisa, construiu sozinho e voou um avião, belo achado do leitor Roberto Ellery. Link para a história: http://limoeirodonorte.blogspot.com/2008/07/qual-o-limite-para-realizar-um-sonho.html

Vi no Gizmodo

Tags:

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. O Aviões e Músicas possui moderadores de comentários e se reserva o direito de apagar quaisquer comentários que sejam ofensivos ou que não contribuam para uma discussão saudável. Pontos de vista divergentes são muito bem aceitos e incentivados, desde que se mantenha o mínimo de civilidade. Este é um espaço para discutirmos aviação :)
  • http://www.aeroentusiasta.com SIMIONI93

    Nossa, que demais! É impressionante como as pessoas seguem um sonho né? Sorte pro Gabriel, vamos acompanhar essa história!

  • http://www.asasdabahia.net Alexandre

    Parabéns a ele pela determinação no sonho de voar!

  • Bruno

    Hehe interessante,mas que engenhoca ei ! rsrsrs

  • http://www.virtualvarig.org Hiroshi

    lembro que vi uma vez que um afrino montou um helicoptero com motor de fusca .. não sei onde na africa. isso faz uns 4 ou 5 anos atras..

    o cockpit era tdo em madeira ele conseguiu voar uns metros mas devido o peso ele caiu e quebro…

  • Lucas Bustamante

    nossa cara, voa nesse treco não… a asa vai soltar na decolagem, é legal de enfeite, mas o cara tentar voar com isso é loucura, desmonta antes de sair do chão, as forças envolvidas são muito grandes

  • Roberto Ellery

    Lito,

    da uma olhadinha nessa matéria aqui.

    http://limoeirodonorte.blogspot.com/2008/07/qual-

    Abraço.

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Belo achado Roberto, coloquei o link no post. Abs.

  • fLÁVIO

    Veja a força de um sonho. O cara era caminhoneiro, sem formação…e no entanto estudou e construiu um avião. Bela reportagem Roberto.

  • Durval Pereira

    …espero sinceramente que ele consiga POUSAR em segurança…

  • Durval Pereira

    …meu Deus, só agora ví as imagens, está criado o fly-by-luck…

  • Danilo PG

    Falando em engenharia, quanto ganha em media um engenheiro aeroespacial?

    ??

  • http://pilotoseavioes.blogspot.com/ Paulo Almeida

    Olá sou piloto aqui no Ceará e tive o prazer de conhecer o Ribamar, nordestino da cidade de Limoeiro do Norte, camioneiro, sem formação em engenharia e que fez o seu avião e voou com ele. O cantor,músico e piloto Waldonys (http://www.youtube.com/watch?v=wjTsRN0Nnsg), confiando no projeto voou o avião do Ribamar, o que foi um grande incetivo para o mesmo.

    Como tive o prazer de ouvir do próprio Ribamar todos os detalhes do projeto, posso afirmar que o mesmo realizou um grande feito. Quando o conhecí, ele estava estacionando seu caminhão no TAG em fortaleza para fazer mais hora do seu curso de piloto privado no Aeroclube do Ceará. Ele será com certeza um excelente piloto. Parabéns ao Ribamar e ao queniano que são pessoas sem oportunidades, mas que amam a aviação e fazem desse amor o trampolim para realizarem seus sonhos.

  • Máximo

    Sem tira o mérito do cara, contruir uma aeronave com pesquisar na net é um feito.

    Mais é medonho o negocio eim?

    Eu tive vendo na net, tem projetos para fabricação do Cricri, achei muita coisa sobre como fazer um, tendo uns R$20.000,00 da p fazer.

  • Alanagir

    é muito perigoso voar com um avião desse passeado na net

  • serpentenegra

    o brasil deveria comprar um desses ai,por que de ves em quando transportamos uns maus elemento, de um estado para o outro, como os fernandinhos da vida,gostei da coisa.

banner aem
Topo