banner livro

Um avião feito em casa, por um queniano, somente com informações da Internet.

O nome do sujeito acima é Gabriel Nderitu, ele não é um engenheiro aeroespacial, mas construiu em casa um avião… e pretende voar com ele semana que vem.

Pelo que deu pra entender no vídeo (afinal eu falo fluentemente Suaily e Kykuio..rs), ele construiu o avião se baseando em informações retiradas da Internet.

O avião pesa mais ou menos 800KG (um Cessna 172 pesa uns 1.100) e é provável que o motor que ele instalou dê conta do recado pra decolar. A hélice de madeira está ok, mas eu não estou muito seguro de que o avião dele vá sair do chão…

Achei bastante frágil a fuselagem toda e o profundor muito pequeno e com pouca área alar pra balancear o peso da célula. Espero que ele consiga decolar, mas tenho reservas.

Porém como o gizmodo escreveu, “o sucesso dele não deve ser definido pela altura ou tempo de voo: só por ter a determinação de construir algo com as próprias mãos, especialmente algo tão complexo como um avião, ele já ganhou”.

Desejo toda sorte pro Gabriel, será um feito gigantesco.

UPDATE: No Brasil tivemos um sertanejo que fez a mesma coisa, construiu sozinho e voou um avião, belo achado do leitor Roberto Ellery. Link para a história: http://limoeirodonorte.blogspot.com/2008/07/qual-o-limite-para-realizar-um-sonho.html

Vi no Gizmodo

Tags:

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo