Um pouco de história da aviação no Brasil

A vida sempre traz preciosas coincidências ao nosso dia a dia, principalmente o da aviação. Quando eu fui passar minhas ferias em Fernando de Noronha, durante o embarque na volta eu olhei para o cockpit e reconheci o cara que tava nos comandos, ele tinha voado os Electras da Varig na época da ponte aérea. Claro que rolou muito papo e lembranças. E nesta semana, mais uma dessas incríveis coincidências: Um leitor deste blog, ha algum tempo atras, fez um pedido para que eu enviasse os vídeos que fiz do Electra para ele por DVD, pois o pai dele havia trabalhado na aviação como mecânico e os vídeos traziam boas lembranças. Ele então me enviou umas fotos do pai dele, raríssimas, ao lado de um Junkers da VASP, C 46 Curtis Comander, etc. Uma foto em especial me chamou a atenção, a do pai dele fazendo reboque de um Constellation Super H, pois eu ja havia visto a foto antes, na parede da casa de um amigo que morava em São Bernardo e com quem eu havia perdido contato.
E não é que a foto era a mesma? Ele acabou me escrevendo dizendo que o pai dele havia me achado na Internet por causa do avô! Que mundo pequeno esse da aviação não?
Então em homenagem ao “seu” Schulz, um dos pioneiros da aviação no Brasil, aqui vão as fotos, arquivos originais da família.
[nggallery id=14]

Sobre a foto do reboque:

“Meu pai trabalhou na REAL desde a fundação da mesma pelo Cmte. Lineu Gomes até ser assumida pela VARIG continuando a trabalhar nesta.
A foto é de muito boa qualidade e permite ampliar bastante,permitindo visualizar outras aeronaves da REAL: DC-3, Convair 440, Curtis Comander C 46, etc.

Agradecimento especial ao Luis e Eduardo Schulz por manterem viva a historia da aviação.

Tags: , ,

Sobre o Autor

Um técnico com bom senso :) 28 anos de aviação comercial, de Lockheed Electra a Boeing 777. Um DJ eclético, não profissional. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Eduardo

    Lito voce é fera mesmo, é por esas e outras que eu acompanho o Blog de manha tarde e a noite e se der um tempinho de madrugada também….

    VLW cara

    o Blog é show muito bom mesmo.

  • Eduardo

    olha eu ai de novo Lito sei que poder meio ´´besta“ essa minha pergunta mas eu tava olhando a foto da troca da hélice e faz tempo que eu tenho uma duvida e queria aproveitar a oportunidade para fazer esta pergunta.

    Como funciona o sistema que faz mudar o angulo de ataque da helice?

    deve ser meio complicado né!!!!

    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      @Eduardo, é complicado para explicar em poucas linhas, vou fazer um post a respeito em breve. Mas pra nao deixar no vácuo, é um sistema hidráulico controlado por um governador de velocidade. A ação é feita por engrenagens.

  • durval pereira

    …boa pergunta do Eduardo, a mesma duvida tenho quando da hélice com sistema compassado da primeira guerra mundial (acho que você não era nascido e muito menos mecânico) com a qual o piloto podia atirar sem atingir a referida (hélice)

  • Máximo

    Lindas fotos, a quarta é tão merece um lugar no Airliners.

    O trator do puch então, bem diferentão dos de hoje.

  • Prof Pauloferreira
    • http://www.avioesemusicas.com Lito

      Obrigado pelo link e pela história prof. Paulo.

  • Vivian
Topo