banner pneufree.com

Um pouco de história: Um DC-8 tentando sair de um lugar que não devia ter pousado.

Imaginem um DC-8 tentando que decolar de uma pista com apenas 850 metros de comprimento.
E como ele foi parar numa pista tão pequena?

Este incidente ocorreu em 1969. Este DC-8 fazia um voo charter e foi autorizado a pousar no aeroporto DaNang International, no Vietnan, a noite.

A tripulação se confundiu e identificou a pista militar de Marble Mountain como se fosse a pista de DaNang. Acontece que a pista de Marble Mountain era pequena demais para acomodar um avião do tamanho do DC-8.

Coloquei uma imagem que mostra os dois aeroportos, além de serem muito próximos, as pistas ainda têm a mesma direção (heading)!

Pousar aquele avião carregado a noite e fazê-lo parar em uma pista tão curta deve ter feito a almofada do assento dos pilotos sumir para sempre…rs.

Agora que a m#rda tava feita, era preciso tirar a aeronave de lá, e as recomendações da Douglas (fabricante da aeronave) e do FAA foram as seguintes: Desmontar a aeronave e transportar por carreta para outro lugar onde pudesse decolar.

Mas a operadora Seabord World Flight resolveu fazer diferente: levou dois pilotos de testes para o Vietnan, esvaziou os tanques do avião deixando o mínimo necessário para seguir até o aeroporto internacional distante apenas 6 kilômetros dali.
Tiraram o que podiam de dentro do avião e rebocaram para o início da cabeceira empurrando o máximo para trás.

Os pilotos aceleraram até potência de decolagem segurando a aeronave nos freios e depois soltaram… como dá para ver pelo filme, conseguiram tirar o DC-8 do chão em menos de 800 metros! (os motores nesta época não eram tão potentes).

Outra coisa interessante do filme: as roupas das comissárias seriam consideradas ousadas demais para os dias de hoje..haha.

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo