banner pneufree.com

Um simples mecânico ou um profissional de aviação? Você decide.

O texto a seguir é a tradução/adaptação de uma carta americana sobre mecânicos de aeronaves. Serve, com poucas adaptações, à realidade brasileira.

A aeronave estava parada na rampa gelada do aeroporto com a capota do motor aberta e uma figura solitária debruçada em seu interior substituindo uma caixa de ignição.

O voo estava atrasado, todo mundo querendo seguir viagem. Muitas pessoas começavam a resmungar suas frustrações sobre o atraso e colocavam a culpa no Mecânico. Ele continuou trabalhando até completar todo o serviço de acordo com o Manual de Manutenção do avião, e então assinou os documentos se responsabilizando pelo trabalho feito.

Vamos dar uma olhada em apenas três coisas sobre um mecânico de aeronaves.
Um mecânico A&P (Airframe and Powerplant, similar a Célula e GMP) é a única profissão de manutenção certificada pelo Governo Federal. A escola deve ser aprovada pelo regulamento 147 de Escolas Técnicas de Manutenção e cobrir 43 matérias com um mínimo de 1900 horas de instrução. Para fazer os testes baseados em experiência prática, o aluno deve provar ao FAA um mínimo de 4.800 horas de experiência em Célula e Grupo Motopropulsor. Uma boa maneira de perceber a dimensão é comparar estes requerimentos com as 1500 horas requeridas para um Piloto Comercial ou 1860 horas para um Bacharel de curso universitário.

O custo médio de uma caixa de ferramentas para um mecânico iniciante é aproximadamente de 3 a 4 mil dólares.

Silenciosamente, durante as madrugadas, mecânicos ao redor do mundo trabalham para garantir a segurança de milhares de passageiros todos os dias.

Os mecânicos são os músculos e ossos da aviação.

Você consegue imaginar a aviação sem mecânicos?

Mecânicos, ossos e músculos da Aviação

No Brasil, os iniciantes devem se preparar durante dois anos em escolas homologadas para ter direito a prestar exames na ANAC. Se passarem, conseguem obter uma licença teórica e saem em busca do emprego, por onde trabalharão por 3 anos comendo o pão que o diabo amassou até poderem fazer o exame de certificação para obter a Habilitação Técnica. Durante a carreira, o técnico fará mais cursos e estudará mais livros do que muitos engenheiros e e advogados e acho que a principal diferença para o técnico americano é que no Brasil as empresas devem fornecer as caixas de ferramenta (mas se você quiser realmente se sobressair, comprará ferramentas de melhor qualidade por conta própria).

Cópia do texto original

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
banner livro
Topo