banner livro

Vai um enigma aí? #Resoluções

Um não, dois. É junho, quase meio do ano, o cérebro ainda tá raciocinando legal (ou não), rs… Quem acertar, ganha uma passagem de primeira classe para Gotham City. Bora lá!

Enigma 1.

Um homem sequestra um avião que transporta oito passageiros e uma carga valiosa. Depois de tomar posse da carga, o homem exige nove paraquedas, coloca um deles, e salta, deixando os outros oito para trás. Por que ele queria oito?

Enigma 2 (esse é bom, :p).

Em Gotham City (rs…), há um aeroporto. O aeroporto é a base para um número ilimitado de aviões idênticos. Cada avião tem uma capacidade de combustível que o permite voar exatamente metade do caminho ao redor do mundo, ao longo de um grande círculo. Os aviões possuem capacidade de reabastecimento em voo, sem perda de velocidade ou de combustível. Embora o combustível seja ilimitado, a cidade é a única fonte do mesmo. Qual é o menor número de aeronaves necessárias para fazer um avião percorrer todo o caminho ao redor do mundo, assumindo que todas as aeronaves devem retornar com segurança ao aeroporto? Justifique a sua resposta.

E aí?

#Update

Resolução para o Enigma 1:

Se (“os funcionários”) pensassem que ele estava pulando com um refém, jamais correriam o risco de dar-lhe um paraquedas com defeito.

Resolução para o Enigma 2:

Imaginemos 3 aviões (X, Y e Z). X vai voar ao redor do mundo. Todos os três começam ao mesmo tempo na mesma direção. Depois de 1/6 da circunferência, Y passa 1/3 do seu combustível para Z e volta à base, onde é reabastecido e começa imediatamente a seguir novamente X e Z.

Z continua a voar ao lado de X, até que fazem 1/4 da distância em todo o mundo. Neste ponto, Z preenche completamente o tanque de X, que agora é capaz de voar 3/4 do caminho ao redor do mundo. Z tem agora, apenas 1/3 da sua capacidade de combustível cheio, não o suficiente para voltar à base. Mas o primeiro avião “auxiliar” consegue alcançá-lo a tempo, a fim de reabastecê-lo, e os dois aviões “auxiliares” são capazes de voltar em segurança à base.

Agora da mesma maneira, totalmente reabastecidos, Y e Z voam em direção a X. Novamente, Y reabastece Z e volta à base a fim de ser reabastecido. Z alcança X no ponto onde ele já voou 3/4 de todo o mundo. Todos os três aviões podem voltar em segurança à base, se o processo de reabastecimento for aplicado de forma análoga como para a primeira fase do voo.

Nota do autor: Quando fui resolver o enigma 2, nos meus cálculos, bastariam 5 tanques de combustível para realizar o processo, um pouco diferente do proposto pela resolução “oficial” acima. Mas…

O Batman pediu para avisar que, de qualquer modo, todo mundo vai viajar de primeira classe e, pasmem, a bordo de um 797.

Valeu! :)

Tags:

Sobre o Autor

Potiguar, Professora. Ama Física, Avião e Música (necessariamente nessa ordem e em maiúsculo). Estudante de Manutenção Aeronáutica.
Topo