banner livro

Valendo uma camiseta do Aviões & Músicas: Que motor é este?

Ontem navegando por um assunto específico, me deparei com esta linda foto abaixo (apaguei o título do avião para evitar buscas pelo Google dos espertinhos…rs).

É muito raro ver carenagem de motores turbofan polidas (a Transbrasil usava polimento na entrada de ar do motor (Nose Cowl)), e esta está deslumbrante.

E agora vem a pergunta e o primeiro que responder certo vai levar a camiseta:

Que motor é este?
A resposta tem que ser o nome completo, por exemplo: Digamos que fosse um motor de Electra, a resposta correta seria Allison 501-D13. Se fosse de um 737-300 seria: CFM 56-B2 (ou B1), ou seja, eu quero o nome do Fabricante+modelo+traço… parece difícil, mas não é :). Você pode clicar na foto para ampliar e ver mais detalhes.

Vamos ver quem acerta.

Se você não ganhar a camiseta neste quiz, não se preocupe, ainda tenho mais algumas para doar via sorteio ou quiz e em breve vou ter algumas para vender aqui pelo Blog devido a inúmeros pedidos.

Fala sério: o que não tá bonito este motor heim?

UPDATE – Comentários estão Fechados

Por incrível que pareça, este motor é a cara de um CF6 da GE mas não é. Ele é na verdade um PW JT9D-70A, e por isso eu o escolhi para perguntar, porque quem conhece os JT9D sabe o quanto ele é feio e desajeitado (clique pra ver a foto).

Quem acertou de acordo com as regras foi o leitor Diego Souza (comentário número 6). O leitor Felippe passou perto, mas faltou colocar o traço pois como pode ser visto na foto acima, o JT9D que não é 70A é bem diferente.

Diego Souza, entre em contato através do lito @ avioesemusicas.com

Tags: ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.

17 Comentários

Trackback  •  RSS dos Comentários

  1. Fellipe disse:

    Tenho certeza que é um P&W… Agora qual, meus neurônios não colaboram. Mas isso ai é plataforma de teste, tipo como a GE fez para o GE90, não é motor comum não.

  2. Martinelli disse:

    Não sei que motor é, sei que é muito lindo…

  3. Victor Medici disse:

    Pratt & Whitney PW-4062

    GE CF6 – 80C2B5F

    Realmente está um pouco difícil !!! rs se precisar tenho a fonte destes, não foi de cabeça, ok?

    Abraços Lito !

  4. Diego Souza disse:

    acho que é um P&W JT9D-70A

  5. Luan disse:

    JT9D7R4G2s

  6. Joslei disse:

    Tbm acho que seja um P&W JT9D-70A.

    Pena q nao fui o primeiro.

  7. Pedro Golino disse:

    Xiii…não conheço nada de motores ainda, sou apenas um estudante de PP hehehe…

    Não vou votar pois eu já tinha visto essa foto com o nome dos motores, ai não é jogar limpo.

    Gostaria de aproveitar, e pedir referências para estudar mais sobre o assunto.

    Abraços!

  8. Lito disse:

    Pessoal, já acertaram, quando eu voltar pra casa divulgo o veencedor.

  9. Alexandre disse:

    Isso é um belíssimo GE CF6-50.

  10. lvcivs disse:

    Lindo bagarai! Simplesmente demais, fico imaginando os 742F da Northwest ou da JAL com motores assim!

  11. charles disse:

    GE CF6-80C2B5F

  12. charles disse:

    apenas um chute por pessoa ne pessoal. se nao fica facil listar todos os motores de 747.

  13. Henrique disse:

    Deixa esse quiz pra quando eu entra em GMP rss.

  14. Daniel Dos Santos Ambrósio disse:

    é o famoso ”parece mas não é”……é igual o TF39 dos galaxy…são a cara dos jt9 dos 747….(por fora)

Topo