banner ad

Vasp PP-SME, perda total em 28 de Janeiro de 1986

No dia 28 de Janeiro de 1986, no mesmo dia em que o ônibus espacial Challenger explodia em Cabo Canaveral, um Boeing 737-200 da VASP batia em um barranco na pista de Taxi do Aeroporto Internacional De São Paulo/Guarulhos.

O acidente ocorreu as 7:32 quando o voo que seguiria para Confins, mas o piloto inadvertidamente, sob nevoeiro intenso, adentrou a pista de taxi pensando estar na pista de decolagem e se chocou com um barranco de cerca de 8 metros de altura. Na época, a taxiway estava em processo de extensão. Houve uma vítima fatal entre os 67 passageiros e 5 tripulantes.
Infelizmente o site do Cenipa mostra apenas os relatórios finais de acidentes após 2007, o que não ajuda em nada a divulgação dos conhecimentos e lições aprendidas em acidentes aéreos e previne que saibamos qual foi a causa principal do acidente. Para terem uma idéia, o NTSB (órgão americano equivalente ao Cenipa) disponibiliza os dados de acidentes aéreos desde 1962!

Relembrei do ocorrido com o PP-SME por que ontem recebi algumas fotos por email e compartilho aqui.

Observação: Não tenho os créditos do autor das fotos.

Tags: , , , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo