banner ad

Vickers VC-10 avião abastecedor em Guarulhos – Já viu um de perto?

Ontem em Guarulhos pousou um “aviãozinho” diferente, fazendo uma escala antes de seguir para as ilhas Falklands (ou Malvinas, se você for Argentino).

Como é um avião militar, ficou estacionado na Base Aérea. Eu o o Rui fomos até lá tentar conversar com a tripulação e tentar filmar e bater umas “chapas” do ilustre e raro visitante.

O Vickers VC-10 é um jato de longo alcance construído pela Vickers-Armstrongs (Aircraft) Ltd, e fez o primeiro voo em 1962 (velhinho heim?). O projeto inicial era de um jato subsônico com longo alcance e capaz de operar em pistas curtas e quentes como as que existia na época na Africa.

Após a construção, a performance surpreendeu tanto que atingiu o recorde de velocidade de cruzamento do Atlântico (Londres a New York), um recorde mantido até hoje, somente o supersônico Concorde voou mais rápido neste trecho.

A tripulação foi muito gente fina, deixou a gente a vontade e ainda escalou um “novinho” pra nos mostrar todo o avião por dentro e por fora.

Abaixo o vídeo que fizemos (dá pra ver em HD com tela cheia) e em seguida a perícia de um piloto de Tornado para acoplar na mangueira e ser reabastecido.


Se gostou do vídeo, deixa um “like” lá no Youtube.

Tornado reabastecendo

Fotos do VC-10

Características Técnicas:

Triulação: 4 + 3 comissárias
Capacidade: 151 passageiros
COmprimento: 48.36 m
Envergadura: 44.55 m
Altura: 12.04 m
Peso Maximo de Decolagem: 151,900 kg
Motores: 4 × Rolls-Royce Conway Mk. 301 Turbofan, 22,500 lbf (100.1 kN) cada
Velocidade Máxima: 933 km/h
Alcance: 9,412 km

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
  • Bela postagem Lito…. Baita avião das antigas!!!

    • Lucianobranco

      Linda máquina, época das grandes  aeronaves de puro sangue inglês, essas Rolls Royce Conway assobiando deve ser uma sinfonia.

  • Anônimo

    Pquelspariu!!!! ANIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL!!!!!!

  • Davi Eduardo Oliveira

    Sensacional Lito.. Acho que além de ganhar pelo trabalho de técnico… o aeroporto devia te pagar por trazer informações tão boas a massa leiga! haha Abraços

  • Deve ser econômicooooo.kkk

  • Nil23456

    sempre muito bom

  • Goytá

    Velhinho mas respeitável! Na década de 1960, quando voava com passageiros na rota mais prestigiosa e rentável do mundo (Londres-Nova York), o VC-10 ganhou muitos passageiros e muita boa fama para a então BOAC (atual British Airways), enquanto dava muito prejuízo para as concorrentes, porque o VC-10 era mais confortável, silencioso e rápido do que o 707 ou o DC-8 das outras. Os passageiros adoravam, especialmente os viajantes frequentes, e não se importavam de pagar mais pela passagem na BOAC só para terem mais conforto. (Os engenheiros britânicos são bons nisso: um dos aviões mais confortáveis em que já viajei foi o Trident 3, outra velharia deles.) Mas gastava horrores de combustível e por isto teve vida curta como avião de passageiros.

    Até que deu para entender bem o escocês… Notou o “R” com a ponta da língua, parecido com o gaúcho, típico do sotaque deles? A Apple está tendo problemas para vender o iPhone 4S na Escócia porque o Siri, o software de reconhecimento de voz do telefone, não “entende” o sotaque escocês. (Comentário mais comum nos fóruns, principalmente americanos: “Siri and I have something in common”…)

    Mais cedo falamos de aviões soviéticos e é inevitável notar a semelhança do VC-10 com o Ilyushin Il-62. Como sempre, os soviéticos foram acusados de cópia (o Tu-154 é chamado de “727ski”, o Tu-144 de “Concordski”…). Ironicamente, a cópia foi melhor sucedida do que o original (e tinha mais autonomia, também), porque o Il-62 foi durante décadas emblemático como o principal jato de passageiros de longa distância do bloco comunista (e lembrem-se que na Rússia há voos *domésticos* de mais de dez horas sem escalas, portanto não eram só rotas intercontinentais). A Cubana de Aviación ainda usou o Il-62 até alguns meses atrás (hoje, ainda impedida de comprar aviões ocidentais novos, usa só o Il-96 nas rotas de longa distância).

    Nunca vi um diagrama dos motores do VC-10 ou do Il-62 e tenho muita curiosidade sobre a volta que os dutos de combustível devem ter que dar na nacele dos motores centrais para abastecer os das extremidades – com plausíveis problemas adicionais como controlar a temperatura do combustível num sanduíche entre temperaturas geladas de um lado e ultraquentes do outro, evitar incêndios no caso de vazamentos, manter a integridade dos dutos com tanta vibração violenta, prováveis dificuldades adicionais na troca de um motor central… Não é à toa que não sei de nenhum avião além desses dois que use esse projeto de quatro motores atrás.

    Agora, Lito, não seria o A330 (e não o A320) que irá substituir o VC-10? Sei que ele também estava para substituir alguns TriStars que a RAF ainda usa para transporte de tropas (e como linha aérea de utilidade pública atendendo também civis entre a Inglaterra e as Malvinas, via Ilha da Ascensão, rota em que o VC-10 também já serviu).

    • Rui

      Corrigindo, e’ isso mesmo, sera o 330, o primeiro ja’ esta’ sendo entregue. O novinho disse que eles tem uns 8 ou 9 VC-10 ainda em operacao, mas o fim se aproxima e logo essa maravilha vai para os museus!

    • Goytá, eu achei até estranho o A320, mas como o Rui conhece muito de aviação em geral e o escocês confirmou, eu até achei que pudesse ser algum projeto novo, mas o Rui já confirmou o engano e eu adicionei uma anotação na legenda. 

  • Rui

    Perdoem a minha falha, eu tinha o 330 em mente mas saiu A320 e ele confirmou rsrs. Segundo nosso amigo escoces esses avioes voam por mais 1 ano e meio ate se aposentarem.

  • Oooo Litoo! Não sei se eu fui o único ou teve mais gente querendo a mesma coisa…
    Mas eu fiquei com uma vontade de ver um vídeo de um VC-10 sendo abastecido…

    Por causa desse lapso eu vou te dar no 9.9 nesse post!
     :)

    Feliz natal para você e sua família, assim como para todos os leitores, admiradores, editores e todos os outros “ores” que por aqui passam frequentemente!
    Abraço!

  • Dennis

    Muito show!!! Parabéns pela matéria!

  • Victor

    Porque não desenvolvem um avião comercial que pode reabastecer voando?

  • Muito legal, parabéns pelo vídeo Lito, muito interessante.

  • Muito legal, parabéns pelo vídeo Lito, muito interessante.

  • Bela cobertura! Esses pilotos de caça que fazem reabastecimento em voo tem que ser muito bons para acertar esse pod pequenininho. Bela máquina!!

  • Sergio Varandas

    Sensacional Lito há anos que nao via um desses. So vi um alias aqui no Galeao quando tambem estava em escala para as Malvinas durante a guerra.

    Gostei muito !   Feliz Natal 

  • Felipe

    Qual a função desse “bico” na frente do avião?

    • Rui

      Essa grande entre os para-brisas e o radome e’ uma sonda de reabastecimento em voo, alem dessa aeronave poder reabastecer outras, ela tb pode ser reabastecida, permanecendo muitas horas em voo e limitado ‘a fadiga da tripulacao.  Agora se vc prestar bem atencao, no radome existe um descarregador de estatica. Ele e’ ligado internamente a fitas metalicas que conduzem a eletricidade para a fuselagem, ja’ que o radome e’ feito de material composto nao condutor

  • Valeu pela matéria Lito!!! Muito legal msm!

  • co_freitas

    Bonitos videos, amigo queira pedir se possivel se podes divulgar o meu blog no teu blog, obrigado feliz 2012!!!!
    Abraço

  • Bertoli

    Muito legal esse avião. Teve um desses que ficou no solo aqui em Recife mais de uma semana por causa de um vazamento de combustível na asa esquerda  (tava até com um balde pra goteira hehehe ). É sensacional esses motores funcionando a pleno.

    Tem um VC-10 nas cores da BOAC e com o interior de época preservado em Duxford. Se tiver a oportunidade, vá lá, pois vale muito a pena. 
    Parabéns pelo video, e que as outras forças armadas/companhias aéreas sigam o exemplo desses caras parem com esse pano preto de não querer fotos/filmagens das suas aeronaves.
    Abraço

  • Goytá

    Acabo de achar esta preciosidade: http://www.youtube.com/watch?v=JrGAaUqGbn0

    • Putz, belo achado mesmo! A fumaceira quando o cara enche a mão é demais..rs

      • Lito e Goytá,no começo do video quando esta bem de frente,parece que os motores estão parados,até achei que estava com o trator de pushback acoplado.Seria aquele esquema de sincronizaçao dos frames da camera?

        Lito,agora vou poder pousar em Oshkosh!!!! (No Flight Simulator)
        Goytá,continue com seus textos,estão muito bons.
        Até mais.

        • Estes motores do VC-10 possuem uma seção de estatoras antes do fan, por isso a impressão que estão parados.

          Enviado pelo meu Android Gnex
          Em 02/02/2012 22:20, “Disqus”
          escreveu:

  • Lucianobranco

    lindo vídeo….

Topo