banner ad

Vickers VC-10 avião abastecedor em Guarulhos – Já viu um de perto?

Ontem em Guarulhos pousou um “aviãozinho” diferente, fazendo uma escala antes de seguir para as ilhas Falklands (ou Malvinas, se você for Argentino).

Como é um avião militar, ficou estacionado na Base Aérea. Eu o o Rui fomos até lá tentar conversar com a tripulação e tentar filmar e bater umas “chapas” do ilustre e raro visitante.

O Vickers VC-10 é um jato de longo alcance construído pela Vickers-Armstrongs (Aircraft) Ltd, e fez o primeiro voo em 1962 (velhinho heim?). O projeto inicial era de um jato subsônico com longo alcance e capaz de operar em pistas curtas e quentes como as que existia na época na Africa.

Após a construção, a performance surpreendeu tanto que atingiu o recorde de velocidade de cruzamento do Atlântico (Londres a New York), um recorde mantido até hoje, somente o supersônico Concorde voou mais rápido neste trecho.

A tripulação foi muito gente fina, deixou a gente a vontade e ainda escalou um “novinho” pra nos mostrar todo o avião por dentro e por fora.

Abaixo o vídeo que fizemos (dá pra ver em HD com tela cheia) e em seguida a perícia de um piloto de Tornado para acoplar na mangueira e ser reabastecido.


Se gostou do vídeo, deixa um “like” lá no Youtube.

Tornado reabastecendo

Fotos do VC-10

Características Técnicas:

Triulação: 4 + 3 comissárias
Capacidade: 151 passageiros
COmprimento: 48.36 m
Envergadura: 44.55 m
Altura: 12.04 m
Peso Maximo de Decolagem: 151,900 kg
Motores: 4 × Rolls-Royce Conway Mk. 301 Turbofan, 22,500 lbf (100.1 kN) cada
Velocidade Máxima: 933 km/h
Alcance: 9,412 km

Tags: , ,

Sobre o Autor

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.
Topo