banner livro

Vida de Piloto

Olá pessoal,

a convite dos nossos amigos Lito e Rodrigo Portam, serei mais um colaborador do site “Aviões e Músicas”. Foi com muita satisfação que aceitei o convite, pois já vinha acompanhando o site há algum tempo e acredito poder contribuir ainda mais com um pouco do meu conhecimento.

Antes de tudo, para os que ainda não me conhecem, sou o Dayv Franco, atualmente co-piloto de Premier1A na Líder Táxi Aéreo. Sou baseado em Belo Horizonte/MG e tenho 26 anos. Iniciei minha carreira na aviação há apenas 3 anos, após me graduar em Bacharel em Ciência Aeronáuticas pela Universidade Fumec e checar o PC/MLTR/IFR na escola de Aviação Civil Born To Fly em Porto Alegre/RS. Logo após a graduação, meu primeiro emprego foi como instrutor de voos IFR no próprio simulador da universidade onde tive a oportunidade de evoluir muito como profissional e conhecer pessoas da área. Naquela época (2011) o mercado estava bastante aquecido e depois de apenas 3 meses como instrutor, consegui meu primeiro emprego como co-piloto de um KingAir B200GT baseado na Pampulha.

Após adquirir alguma experiência, surgiu a necessidade de “evoluir” e voar jatos. Foi aí, que exatos 1 ano após ingresso no King, fui para a Líder Aviação voar um Learjet35. Uma escola! Voltei a voar “reloginhos” e aprendi verdadeiramente o que é voar a frente do avião. Em pouco mais de 1 ano voando o Lear, tive a oportunidade de fazer voos para Paris/França, Assunção/Paraguay, Lima/Peru e Maiquetia/Venezuela. Todos estes como transporte aeromédico. Em outubro de 2013, foi-me oferecida a oportunidade de mudar de equipamento e passar para o Premier1A da Beechcraft. Avião novo, Proline21, Glass cockpit … tudo que queria naquele momento! Aceitei com muito gosto e nele estou até o presente momento bastante realizado.

Mas porque eu contei tudo isso hein? Bom, seguinte: em comum acordo com o Lito, me junto ao “Aviões e Músicas” com a proposta de trazer um pouco do cotidiano de um piloto de táxi aéreo no Brasil e facilitar a comunicação entre aqueles aspirantes a pilotos, aeroentusiastas, curiosos, etc. Queremos extinguir a barreira que existe entre tantos iniciantes que muitas vezes não sabem nem por onde começar e alguém que já se encontra no ramo. E também, claro, dividir nossas experiências e aprender sempre, pois nenhum aqui é superior à ninguém e todos temos sempre algo a acrescentar. Para finalizar, um vídeo que fiz recentemente registrando 5 dias da minha escala. Acho que este vídeo resume bem a loucura e os prazeres da #vidadepiloto.

 

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=LI5fDWqenYs

 

Também coloco abaixo o link do meu instagram onde compartilho diariamente fotos do meu cotidiano:

http://instagram.com/dayvfranco

 

 

Muito obrigado!

Por Dayv Franco

Tags:

Sobre o Autor

Espaço dedicado aos textos dos leitores do AeM que colaboram com artigos de aviação.
Topo